terça-feira, 16 de abril de 2013

5 X Sporting - Benfica

O próximo fim-de-semana vai ser pintado a duas cores.
Uma é o verde.
Serão alguns os encontros Sporting-Benfica que se disputarão, uns com mais interesse e devoção dos adeptos que outros.
Em tempos não muito longínquos olharíamos para estes derbies com alguma tranquilidade e optimismo.
O certo é que a cor verde foi-se esbatendo, lentamente, do topo de algumas classificações, mas a verdade é que os nossos adeptos voltam sempre a acreditar e a interessar-se quando do outro lado está o eterno rival.
Dirão uns que é complexo de inferioridade mas, ao olharmos para o outro lado da barricada e virmos igual ou pior dose de "ódio" mais ou menos saudável, chegaremos à conclusão que o complexo é recíproco.
Assim, logo na 6ª feira teremos o andebol e, apesar do factor casa poder jogar a nosso favor, o certo é que até numa das modalidades talismã, onde até ao ano passado fomos o clube com mais títulos conquistados, a tradição já não é como era.
Os encarnados são líderes do campeonato e os leões, tal como no futebol, podem querer intrometer-se para entregar o título em bandeja ao rival do Norte.
Claro está que, como matematicamente ainda é possível chegar ao título e o plantel deve querer pelo menos tentar chegar ao 2º lugar, a atitude e empenho devem ser máximos. No entanto, o historial desta época, com duas derrotas mais ou menos claras com este adversário, induzem a diferença de potencial entre as duas equipas.
Já o futsal tem o encontro com os encarnados agendado para Sábado.
Aqui a tradição ainda é o que era, pelo menos até aos play-off.
O Sporting dominou esta primeira fase do campeonato como nunca ninguém o fez mas, como ainda faltam os jogos a eliminar, nada disto poderá vir a servir de exemplo.
A equipa encarnada deverá querer demonstrar, neste jogo onde nada se decide, que a história nos play-off poderá ser diferente.
Por isso, nada melhor que o leão ir à Luz fazer uma "mijinha" no canto, para marcar território.
Nos escalões de formação também se joga a duas cores, e a nossa equipa júnior desloca-se ao Seixal para tentar defender, com garras e dentes, a sua liderança. A vitória pela margem mínima na 1ª volta e a vantagem de singelos 3 pontos aconselham a que, em mais este derbi, se mantenha ou cimente a vantagem, para não haver calculadora na mão, lá mais para a frente.
Depois temos o futebol profissional, aquele que mais interesse desperta nos adeptos, na noite de Domingo.
Já tentei ver a bola de cristal, ler os astros ou as cartas, mas até agora não tenho nenhum sinal divino.
Os meu palpites, como os te quase toda a gente, têm altos e baixos.
Neste, como noutros jogos do Sporting, o meu palpite só aparecerá depois de, lá para 5ª ou 6ª feira, surgir a nomeação (ou a escolha criteriosa) do árbitro para este encontro.
O recente dérbi da II Liga, entre o Sporting B e o Benfica B pode já ter sido um aperitivo para o que podemos esperar mas, o melhor mesmo é esperar por quem sai na rifa para apitar esse jogo.
Curioso será verificar que, se corrermos a lista do quadro de árbitros actuais, o Sporting não poderá esfregar as mãos de indiferente (contente seria óptimo) ao olhar para as fotografias daquela gente.
Quase todos eles têm, com maior ou menor empenho, feito a sua parte para o adensar de críticas do nosso futebol, nos últimos anos.
Claro está que também se jogará futebol, e nesse aspecto o Sporting também não tem grandes motivos para sorrir, mas se no final não tivermos que falar da passarada já não será mau sinal.
Mas os duelos entre as duas instituições não acabam aqui.
Talvez para empatar (ou quem sabe não) os titânicos encontros, teremos no Sábado um Sporting-Benfica num relvado maravilhoso, mas em campo neutro.
Trata-se do primeiro torneio oficial de golfe entre as duas equipas e, acredito, o ambiente em torno do jogo será apoteótico.
Tenho fundadas esperanças na vitória no dérbi deste desporto.
É que não havendo árbitros, as hipóteses aumentam exponencialmente.
A emoção, essa, deverá estar ao rubro.
Já consigo imaginar as claques no seu apoio incondicional aos nossos atletas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário