segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jogo a jogo

Os mais atentos devem ter-se apercebido que já decorreram 4 jornadas do campeonato.
Os mais distraídos também.
Ou seja, já ultrapassámos o primeiro 1/10 do campeonato.
Contudo, os entendidos gostam mais de fazer outro tipo de contas.
Gostam de fazer contas e comparações quando está decorrido o primeiro terço (1/3) do campeonato, depois fazem aturada matemática quando chega a meio da prova e, por fim, na entrada do último terço.
A quarta jornada não costuma ser muito referida, não sei porquê. Penso que pode dar óptimas referências para o futuro.
Só como exemplo, na época passada o Sporting estava em 7º lugar à 4ª jornada…e por ali ficou. O Porto era líder…e o Benfica estava em 2º, tal como no final do campeonato.
Parece-me, portanto, uma óptima altura para fazer contas.
Assim, decidi fazer um comparativo com essa maldita época, para tentar perceber o que mudou, daí para cá.


Classificação à 4ª jornada

Clube
Class. 2012
Pontos 2013
Pontos 2012
Diferença Pontual
Porto
12
10
+2
Sporting
10
5
+5
Braga
9
7
+2
Marítimo
7
5
+2
Estoril
7
5
+2
Guimarães
7
5
+2
Benfica
7
8
-1
Arouca
-
6
-
-
Gil Vicente
14º
6
3
+3
10º
Rio Ave
13º
6
4
+2
11º
Nacional
15º
4
2
+2
12º
Olhanense
12º
4
4
0
13º
Académica
11º
4
4
0
14º
Setúbal
3
5
-2
15º
Belenenses
-
0
-
-
16º
P. Ferreira
0
6
-6

Do quadro anterior, ordenado mediante a classificação actual do campeonato, constam também a classificação da época anterior (2012), o número de pontos obtidos até esta jornada e, por fim, a diferença pontual entre as duas épocas.
Parece evidente que o Sporting é quem mais ganha neste arranque de campeonato, tal como a maioria dos clubes. No pólo oposto destaca-se o (ex-quase-Champions) Paços de Ferreira, bem como o Benfica e Setúbal, com inícios ligeiramente mais fracos.
Mas, por outro lado, poderia comparar os resultados da presente época do Sporting, com os mesmos rivais…na época passada.
Assim, a equipa recuperou dois pontos em Coimbra (o ano passado empatou 1-1), e ganhou um ponto na recepção ao Benfica (1-3). 
Já os jogos com o Olhanense e Arouca não trazem nenhum upgrade, se substituir a equipa do distrito de Aveiro por qualquer uma das que foram despromovidas.
Assim, numa contabilidade mais clara, temos mais 3 pontos que a época passada, contra os mesmos adversários.
O campeão Porto não ganha nem perde. 
Tendo em conta que acabámos a 36 pontos do rival, já só faltam recuperar 33!!!!

Relativamente às ambições do Sporting, de um modo completamente racional, Leonardo Jardim recusa-se a assumir a candidatura do Sporting ao título.
À 4ªjornada, não me parece descabido.
Lá para a 29ª, se nos mantivermos no topo, poderá ser uma boa altura.
A história do Sporting parece obrigá-lo a assumir um estatuto, mas a história recente e o desinvestimento conhecido aconselham máxima prudência.
O Sporting acautelou-se e não traçou objectivos mas, mesmo perante a insistência dos media, não acredito que os dirigentes e equipa técnica digam o que eles querem ouvir.
Há não muito tempo passou-se algo semelhante com o Braga (apesar das diferenças de estatuto que são conhecidas) e os responsáveis bracarenses foram adiando essa responsabilidade.
Quando não resistiram aos apelos dos media, lá acabaram por assumir a tão desejada candidatura.
Foi sol de pouca dura, pois na semana seguinte deitaram tudo por terra, e tiveram que reformular os objectivos.
A candidatura ao título pareceu pesar toneladas, e pode ter provado o quão nefasto pode ser este compromisso público de uma equipa que não possui esse estatuto de forma consolidada.
Apesar de quererem colocar-nos também esse fardo às costas, e muitos sportinguistas o queiram também segurar, parece-me evidente que a estrutura do clube não irá assumir favoritismos, até porque sabemos que o futebol joga-se bem para lá das quatro linhas.
O que interessa, mesmo, é que o próximo jogo será contra o Rio Ave.
A época passada perdemos em casa (e fora) com este adversário e, em caso de vitória, o Sporting poderá recuperar mais 3 pontos no confronto com a tal negra época.
Numa contabilidade mais fácil e linear, podemos chegar aos 13 pontos, contra os 6 pontos da época 2012/13, à passagem da 5ª jornada.
Este é o nosso campeonato.
Jogo a jogo.