domingo, 20 de outubro de 2013

Sporting - Alba (directo) 18 horas

Hoje é Domingo de Taça de Portugal.
É verdade que ontem foi Sábado de Taça de Portugal, mas esta competição parece ter outro gostinho ao Domingo.
Nos jogos de ontem, destaque para as vitórias gordas dos 3 grandes portugueses.
O Porto venceu o Trofense por 1-0, onde se pôde voltar a constatar que há outro porquinho na engorda, para ser vendido ao quilo, por valores que raras vezes compensa ao desgraçado comprador.
Ontem fez um passe "a rasgar" a defesa, que terá aumentado o valor do entrecosto em mais 4 ou 5 milhões, no mínimo.
Também o Benfica goleou por 1-0, e quem se voltou a destacar foi  Ivan, o Terrível...ou o Temível.
Também partiu dele a assistência para o golo, e graças a esta jogada já terão começado a fazer o esboço para um estátua a ser colocada ao lado da do rei dos tremoços.
Já o Braga meteu dois na gaveta do Gafetense, mas foi preciso um penalti um pouco estranho para a abrir.
Também este colosso joga nos distritais, pelo que estes resultados desnivelados podem deixar-nos relativamente tranquilos em relação ao que poderemos encontrar no jogo de hoje.
A diferença poderá advir do facto do Sporting ir jogar quase na sua máxima força, ao invés dos 3 grandes, que deram minutos aos seus estrangeiros desconhecidos.

No rescaldo dos jogos, saúdam-se as palavras dos seus treinadores.

O do Porto ficou contente com o resultado e exibição e o do Benfica falou, falou... mas pouco percebi.
Sei que reclamou com a arbitragem, algo banal quando não ganha, mas dado que quando ganha também costuma deixar uma palavrinha carinhosa aos da arbitragem, torna os seus depoimentos sempre muito previsíveis.
No entanto, de um modo geral foi difícil seguir-lhe a linha de raciocínio.
Contudo, não devemos dar grande importância a algumas declarações de agentes desportivos, ou corremos o risco de alucinarmos.
Por exemplo, Sá Pinto foi ontem apresentado como novo treinador dos gregos do OFI Creta, equipa que está no limiar da linha de água, e disse que:

"Foi decisivo o reconhecimento da grandeza do clube,o apoio arrepiante dos seus adeptos, o seu momento desportivo e o potencial do plantel e ambição do seu presidente relativamente ao futuro."
O grande OFI tem, no seu palmarés, uma Taça da Grécia, nos idos anos 80, mas parece que está na moda apelidar qualquer equipa de grande, nem que seja o maior da sua rua.
Por cá também há alguns que venceram a Taça e nem por isso se apelidam de grandes, ao invés de outro que ficou nas nuvens, por acabar um par de campeonatos à nossa frente.

Mas voltando ao Sporting - Alba, na antevisão do jogo Leonardo Jardim pareceu conhecer minimamente o futebol directo dos de Algerbaria, o modelo táctico e o facto de ter o corredor esquerdo mais activo que o direito, em termos ofensivos.
Talvez de lá tenha saído o canhoto Jordi Alba, actualmente no Barcelona.

Resumindo, a maioria dos homens também tem um desequilíbrio, entre o esquerdo e o direito, e não é por isso que deixa de ser mais activo.
Apesar do treinador leonino afirmar que a equipa habitual irá apresentar-se hoje, porque não brinca em serviço, continuo convencido (tal como disse em crónica anterior) que Patrício, Montero e William Carvalho poderão descansar das 3 semanas de descanso.
Aliás, o facto de William nem ter sido convocado faz-me cada vez mais convencer que não irá mesmo jogar.
Os outros, só perto da hora do jogo passarão a certezas.

Como é do conhecimento, o encontro terá início às 18 horas e terá transmissão televisiva na SportTv.
Também poderá acompanhá-lo numa das seguintes ligações: