domingo, 13 de janeiro de 2013

Contrariar o favoritismo

Olhanense 0 Sporting 2
266 dias depois, ganhámos fora.
O Olhanense era favorito para o encontro mas, felizmente, não demonstrou essa superioridade em campo.
Em quase 90 anos de confrontos, e em mais de 40 jogos com os algarvios, só tinhamos perdido uma vez com o Olhanense....em 1975, ainda jogava o Yazalde...e eu estive nesse jogo. 
Hoje felizmente escreveu-se direito, por linhas direitas. 

Hoje deve dizer-se o mesmo que se disse durante o terrível ciclo de derrotas. Não somos os melhores, tal como antes não eramos os piores.
No entanto, mediante o que se pôde ver no jogo de hoje, devemos meditar sobre a qualidade do(s) técnico(s) que esteve à frente da equipa.
É que Jesualdo, sem ser um técnico imaculado (basta recordar os mais recentes insucessos no Malaga e no Panathinaikos) conseguiu em poucos dias pôr a equipa a jogar...como equipa.
Até aqui, jogámos como um somatório de individualidades...apesar de nalguns momentos do jogo de hoje ainda termos visto um ou outro jogador com os vícios antigos.
Além disso, deixámos de ser o PIOR ataque do campeonato...para passarmos a ser o 2º pior.
Conseguimos a primeira vitória fora no campeonato, naquela que será a única da primeira volta.
Não sofremos golos pelo segundo jogo consecutivo.
Essa maior consistência defensiva pode também ter beneficiado da fragilidade ofensiva adversária, pois nalguns lances reincidimos nalgumas das já habituais infantilidades.
A equipa denotou, de novo, vontade e capacidade na recuperação da posse de bola em inúmeros momentos do jogo, que propiciaram alguns lances perigosos.
Deste modo, este encontro ajudou a matar vários coelhos de uma só cajadada mas, infelizmente, não passou de um só jogo, e é muito cedo para retirar muitas ilacções.
Nesta que terá sido uma das melhores, se não a melhor exibição global da época, parece que alguns jogadores voltaram a ter qualidade.
Ou será que simplesmente deixaram de vaguear no caos colectivo em que se tinha transformado aquela equipa?
Os próximos jogos responderão, provavelmente, a estas questões.
Para finalizar, o meu sentido repúdio por mais uma arbitragem miserável.
A equipa mais indiscplinada da Liga voltou a demonstrar que não precisa fazer nada para merecer esse estatuto.
Até Miguel Lopes se estreou, com a nossa camisola e com os amarelos, num lance que no Porto poderia reincidir 50 vezes sem que nada lhe acontecesse.
O árbitro "deixou-se" ludibriar num lance perigosissimo para a baliza algarvia, numa suposta falta ofensiva de Wolfswinkel que nem o defesa deverá ter acreditado na sua eficiência.
Enfim, mais do mesmo, tal como no jogo da equipa B, o que vem reforçar a ideia de que o Sporting não só necessita de ser muito melhor que o adversário, como também somos completamente desrespeitados por essa classe.
Já perdi qualquer esperança de que, um dia, algo possa ser diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário