domingo, 16 de outubro de 2011

Rinaudo...afinal...não é violento!

O ex-árbitro internacional, Lucílio Baptista, considera que Rinaudo não é violento, apesar de ser com frequência admoestado pelo juízes de campo. Contudo adverte o jogador para a necessidade de ter de cumprir as leis do jogo.

 

Esta constatação do ímpio Lucílio, de tão profunda,leva a reflectir.
Então, mas não são todos os intervenientes no jogo (jogadores, árbitros, técnicos…) que devem cumprir as leis do jogo? O problema reside precisamente aí, e esta advertência, ou conselho, devia ter como destinatários outros agentes do fenómeno desportivo.
Parece-me que alguns dos jogadores que mais infrigiram as leis do jogo nem sequer vestiram de verde e branco . Só para recordar alguns, diria Paulinho Santos, Fernando Couto, Jorge Costa, Petit, Binya, Bruno Alves…ou até Javi Garcia e Luisão, fazem Rinaudo parecer um menino de coro.
Apesar disto, este recado , de quem também tantas vezes envergonhou a arbitragem, devia ter como destinatários os seus compadres do apito. Faz a ressalva, ou subentende-se que Rinaudo tem sido mal advertido, mas recair no jogador as sucessivas más interpretações dos árbitros é passar mais uma carta branca e promover o corporativismo, numa classe que tem servido os interesses de alguns, em claro proveito próprio e subvertendo a verdade desportiva. 


Sem comentários:

Enviar um comentário