segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Indo eu a caminho de "Vasleu"

Ainda saboreamos o doce paladar da última vitória e já começamos a apontar baterias para o jogo da Liga Europa. Domingos terá uma margem de manobra, inesperada no começo da competição, dado o precoce apuramento para os 1/16 avos da competição.
No entanto, terá que ter em atenção vários factores, mas  ele, melhor que ninguém, já terá pesado.
Primeiro, está a gestão do plantel, tendo em conta o próximo ciclo que se avizinha, com particular incidência no jogo da Taça de Portugal, contra o Braga, e na Luz, para o campeonato. Este segundo jogo perderá parte do protagonismo se não vencermos o próximo jogo, contra a U. Leiria, e a gestão deverá sim, ter em consideração, este importante embate.
Segundo, deve ter-se em consideração que o primeiro lugar do grupo ainda não está assegurado, o qual afasta por inerência, qualquer cruzamento na primeira fase a eliminar, com os terceiros classificados da Liga dos Campeões que seguem para a Liga Europa.
Terceiro, o dinheiro que angaria por vitória. Apesar dos números da Liga Europa serem trocos, quando comparados à competição maior da UEFA, são valores que não se podem desprezar e ter em consideração, para mais quando são públicos os problemas financeiros que atravessamos.
Quarto,  o ranking da UEFA. Se a época correr de feição e tivermos acesso na próxima época à Liga dos Campeões, o ranking acumulado das últimas 5 épocas pode ser importante para aceder a um pote mais favorável. Não se desce de ranking por embirração ou desleixo, mas na hora de abordar os jogos desta segunda metade da Liga Europa deve ser tomado em consideração a importância dos pontos para a consolidação da nossa posição nas melhores 24.
Quinto, mas não menos importante, a imagem que o Sporting tem a defender na Europa. Somos um clube respeitado e reconhecido, e as duas finais europeias, bem como o pleno nas competições europeias, facto ímpar entre os clubes portugueses, traz-nos responsabilidades acrescidas, sempre que nos apresentamos em qualquer palco europeu.
Sexto, para finalizar, o avolumar do ciclo vitorioso, que só poderá consolidar os níveis de confiança entre-portas, e de desconfiança nos adversários.
Por tudo isto, este jogo na Roménia deverá ser encarado com responsabilidade, sabendo no entanto que, além de tudo o que enumerei, Domingos ainda seria capaz de apontar mais 3 ou 4 pontos a ter em consideração.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário