segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A minha é maior

É notório que o presidente do Braga anda em bicos de pés, perante o recente encosto e ultrapassagem ao Sporting no campo dos resultados do futebol profissional, nos últimos anos.
Penso que não é novidade para ninguém, e já foi aqui abordado, esse evidente crescimento, sustentado numa aposta inteligente em alguns jogadores oriundos dos grandes mas que, por esta ou aquela razão, não singraram nesses clubes.  
Apesar de se prever que, a qualquer instante, o Braga possa regressar ao seu lugar natural, o facto é que os anos vão passando, as classificações de relevo mantêm-se, a consolidação na Europa é um facto e o futebol apresentado tem melhorado.
A exemplo do grande dominador do futebol nacional dos últimos 30 anos, a equipa é remodelada a cada ano, para gáudio dos adversários, sempre desejosos do seu enfraquecimento, mas o certo é que a venda dos seus melhores activos não tem diminuído a sua competitividade.
A defesa, por exemplo, já foi reciclada várias vezes e os mais atentos e preocupados logo vaticinam que o Braga já não conseguirá os mesmos resultados. O Sporting chegou a lá ir buscar mais de metade do sector defensivo (João Pereira, Rodriguez e Evaldo), mas os resultados foram decepcionantes, pois as nossas riscas são demasiado pesadas para alguns lombos.
Pois bem, o certo é que este crescimento tem mexido com algumas sensibilidades e muitos foram lestos a considerar o Braga como o 3º grande de Portugal, tendo inclusivamente muitos sportinguistas entrado nesta cantilena.
Têm-se sucedido os debates nas redes sociais e em alguma comunicação social, e o próprio jornalista Rui Santos disse, recentemente, que o Sporting está a ser cuspido (eu diria, escarrado) da nova ordem do futebol, facto que beneficiaria os nossos rivais, bem como os minhotos.
Se é certo que, nos últimos 3 anos, a equipa bracarense ficou duas vezes à frente do Sporting na classificação, sendo que a época 2009/10 ficou inclusivamente marcada pela intromissão na discussão do campeonato (à imagem de Belenenses ou Boavista), mas que acabou por perder na recta final, perdendo também (talvez) uma oportunidade única para o conseguir, a verdade é que o palmarés do Braga resume-se à vitória da  taça de Portugal da época 1965/66. 
Pois bem, mesmo que a insistência de Salvador na sua grandeza seja um modo de também tentar pressionar o Sporting e o melhor fosse deixá-lo a falar sozinho, o certo é que Godinho Lopes pegou pelo bracinho da criança, inchada pelos mais recentes feitos, e levou-o a passear pelo Museu Sporting.
Talvez confundindo o prazer imediato com a noção de grandeza, foi com algum gozo que pudemos assistir à dissertação sobre tamanhos, do género, a minha é maior que a tua.
Salvador não desmontou do seu cavalo, pois confunde um clitóris intumescido com algo de dimensões e proporções sem igual.
Como fazê-lo entender não será tarefa fácil, mesmo que as escalas sejam incomparáveis, urge recuperar o nosso lugar no panorama futebolístico para que a história se continue a escrever, a cada dia, indiferentes aos complexos alheios.



4 comentários:

  1. Não temos que andar a dar respostas e mostrar o museu a cada gajo que mande umas bacoradas e parvoíces. Qualquer dia temos que andar a mostrar o museu a um qualquer Barreirense (sem desprimor para o Barreirense que é o clube da minha terra e com o qual até simpatizo). A história fala por nós e a melhor resposta é o silêncio. Parece-me efectivamente que o aprendiz de corrupto (Salvador) começa a fazer campanha eleitoral para a presidência dos corruptos e o que quer é mediatismo e aparecer nas revistas e jornais, mas que não seja à nossa custa, isto é dar-mos milho a porcos. Puta que o pariu e que fique quietinho no seu cantinho, porque para chegar perto de ser grande tem que fazer história por mais de 100 anos. Nem ao Guimarães o Braga se aproxima quanto mais… Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Efectivamente a tese de o deixarmos a falar sozinho é um estratagema, como tantos outros. Não sei se dar-lhe "importância" foi, efectivamente, a melhor solução, pois o facto é que não se atemorizou com as câmaras nem com a imponência do Museu, mas também existe a hipótese de, não havendo contraditório, a mensagem passada por só um dos lados começar a ganhar relevo excessivo pois, quem cala consente.
      Assim, não sou crítico da opção adoptada, como não seria votá-lo ao mais sublime esquecimento desde que as atoardas deste sujeito não sejam atentatórias à dignidade do Sporting.

      Obg pelo comentário


      SL

      Eliminar
  2. 0 braga não só não é nem lá perto o 3º de Portugal, como inclusive perde na comparação com Belenenses, Boavista, sem qualquer duvida, e mesmo comparado com Académica, V.Setubal, ou mesmo Guimarães sai a perder. Por isso é deixá-lo falar. Quanto à atitude de G.Lopes. se fosse o P.da Costa era um sentido de humor refinado e uma atitude de genio, como foi o godinho, não tem valor nenhum.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo

      Obviamente sabemos onde Salvador e a comunicação social pretendem chegar com estas afirmações . Aquando da ascensão do Boavista ao topo não se pôs em causa a hierarquia pré-estabelecida. Não me recordo do Boavista reclamar esse estatuto, mesmo que tenha ganho um campeonato e tenha estado a lutar por mais um par deles, nem por ter conquistado 5 Taças de Portugal e 3 Supertaças.
      Quanto muito, os dirigentes dos axadrezados tentaram reclamar o seu estatuto de grande, sem querer daí retirar quem quer que fosse. Seria natural que o visado pudesse ser o Benfica, que nos últimos títulos do Sporting, intervalado pelo do Boavista, andava ali entre o 4º e o 6º lugar do campeonato mas, pelos vistos por essa altura ainda havia margem para poderem existir 4 grandes. Agora, pelos vistos, tem que sair alguém do poleiro, mesmo recheado com uma miríade de títulos, para entrar o Braga...porque ficaram em 2º há 3 anos e em 3º o ano passado.

      Enfim!!

      Eliminar