terça-feira, 20 de novembro de 2012

Efeitos secundários

Em entrevista ao jornal Vecernji List, o ex-guarda-redes leonino Ivkovic, entende que o FC Porto «é o melhor clube do mundo» e dá o exemplo de José Mourinho, treinador que, na sua opinião, está entre os melhores por ter passado pelos dragões.

Diz Ivkovic que :"Para mim, o FC Porto é o melhor clube do mundo, está sempre a formar e vender novos jogadores e treinadores. José Mourinho nunca seria o treinador que é se não tivesse passado pelo FC Porto, clube que tem o presidente mais inteligente do mundo".

Efectivamente, o Porto é um clube que tem um presidente que fará história, pelas mais diversas razões, e pelos vistos não deixa ninguém indiferente.
Já o Sporting é um clube que forma e dá guarida a  jogadores que, pelas mais diversas razões, acabam por justificar que nunca deveriam ter vestido a nossa camisola.
Mesmo que saiba onde Ivkovic pretende chegar com estas afirmações, deveria haver um pouco mais de pudor da parte de agentes ou ex-agentes desportivos que têm identificação com a causa sportinguista. No entanto, dado o historial, vindo deste ou doutros sujeitos, infelizmente já não há nada que me apanhe desprevenido.
O Sporting, pelos vistos, além de não conseguir ganhar dentro e fora do campo, também não soube domesticar espíritos mais audazes e menos agradecidos.
No entanto, mesmo que as afirmações sejam sentidas, quer-me parecer um exagero quase absurdo, nos exemplos dados.
Mourinho, efectivamente, beneficiou com o timing da sua passagem pelo emblema portista mas, acho que não chega para justificar a sua ascensão.
Que o diga Villas-Boas, não é, Ivkovic??
Não me recordo de mais nenhum treinador vendido, para lá destes dois, mas se fizer um pequeno flashbasck, posso constatar que Del Neri era e continuou um fiasco, pois não tem um único título no currículo, que Fernando Santos, mesmo no Porto, só conseguiu ganhar um título em 3 épocas, (graças a Jardel, tal qual Boloni), que Victor Fernandez está no desemprego há 3 anos ou que Jesualdo acaba de ser despedido do Panathinaikos.
No entanto, estou em crer que mais um ou dois aninhos e Vítor Pereira estará a treinar o Barcelona.

O nosso ex diz também que "O FC porto é um clube com prioridades. Compra um jogador por 500 mil euros e vende-o por cinco milhões."
  
Mesmo perante esta verdade incomensurável, quando o Tomislav explicar como é que essa fábrica de dinheiro tem um passivo quase tão grande quanto o nosso, que não conseguimos vender uns óculos a um cego, ficar-lhe-ei eternamente grato.




Ao ler estas linhas, lembrei-me de uma outra entrevista concedida há um par de anos pelo croata, onde ele recorda uma época que ficou marcada por casos...estranhos.


Perguntava então, Rui Tovar: 

Essa foi a época em que o Benfica ganhou o campeonato nas Antas no tal jogo em que teve de se equipar no corredor pelo intenso cheiro a bagaço dentro do balneário e resolvido com dois golos de César Brito (2-0). Alguma vez sentiste esse cheiro a bagaço nas Antas?

Sempre.

Como?

Sempre. Mas julgas que o FC Porto só fez isso para aquele jogo específico com o Benfica? Isso era sistemático. Quantas vezes entrei ali e senti coisas estranhas!  



Pois, cá para mim que os cheiros esquisitos te devem ter provocado complicações. Os efeitos secundários podem ser duradouros.

 

1 comentário:

  1. Este foi um dos piores GR do Sporting. Foi um frangueiro que enterrou o Sporting em parte dos jogos que participou! Agora já se esqueceu do cheiro...Deve estar a mamar do sistema! Miserável.

    ResponderEliminar