sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Virar a página

No dia seguinte a mais uma tragédia, tudo permanece igual.
Ainda pensei que iria acordar com alguma notícia que me pudesse transmitir esperança mas, tal como a história do sapo que ontem reproduzi, parece que o lume continua brando.
Na hora da derrota tudo parece mal, tudo é posto em causa. 
No entanto, o que há muito está em causa é a sobrevivência do próprio Sporting, e parece que ninguém encontra soluções.
Vejo os adeptos a afastar-se, os sócios a interrogar-se, algumas mediáticas figuras e ex-candidatos a apontar erros, mas não vejo soluções.
Nem sequer um murro na mesa.
É normal que na hora da derrota surjam as aves de agoiro, os papagaios que tanto mal têm feito ao clube mas, na longa queda para o abismo, até alguns desses parecem ter migrado.
Do propalado projecto que venceu as últimas eleições, não resta mais que fogo-fátuo.
Após as saídas a conta-gotas de Domingos, Carlos Barbosa, Paulo P. Cristóvão, Duque e Freitas, entre outras remodelações, resta Godinho Lopes, auto-nomeado responsável máximo para o futebol, a verdadeira força motriz do clube.
Sem o futebol ou com este a a anos-luz do que nos habituou, o clube definha a cada dia.
Por esse motivo, até algumas das promessas eleitorais que venham a ser concretizadas perdem importância.
A TV Sporting, por exemplo, que terá certamente a sua vertente economicista em primeiro plano, terá mais dificuldade em singrar, pois será complicado cativar possíveis parceiros e clientes, face ao presente desportivo.
É que, para os mais distraídos, também as modalidades há muito que perderam o seu estatuto, e só o passado permite orgulhar-nos e acenar com a bandeira de maior potência desportiva nacional.
Apesar do futsal e ténis-de-mesa nos irem dando umas alegrias pontuais, o nosso lugar no actual panorama extra-futebol também é desolador.
O andebol arrasta-se há anos sem um projecto sólido mas com custos permanentes, o atletismo ficará a assistir às vitórias rivais nos próximos anos, graças a um forte desinvestimento e os projectos do hóquei e basquetebol quase que têm de se valer por si próprios, para sobreviver.
No passado fim-de-semana perdemos em andebol, basquetebol, hóquei-em-patins, ténis-de-mesa, râguebi, pólo aquático...enfim, um deserto absoluto, mesmo sabendo que algumas das secções merecem a nossa confiança e que os projectos são ainda uma criança.
O contrato com a autarquia de Odivelas também teve o seu lado positivo, pois permitiu centralizar finalmente a maioria das modalidades e os adeptos que andaram, anos a fio, de mochila às costas, mas deixa no ar a desconfiança que o pavilhão do Sporting estará adiado, sine die.
Eu sei que as modalidades só servem para alguns adeptos camuflarem a perda de estatuto no futebol face aos rivais , e que a maioria só se revê na política e nos resultados do desporto-rei mas, quem vive Sporting, devia também questionar o rumo tomado, mesmo que Godinho faça visitas guiadas a Salvador, orgulhoso com o legado herdado e bradando o nosso ecletismo.
Resta dizer que a posição que este blogue tomou, desde o início, foi de distanciamento para candidatos ou presidentes, limitando-me a dar uma opinião independente, mesmo que também ela seja susceptível de ser contrariada. Nunca enveredei pelo campo da política...desportiva.
No entanto, no presente momento, e apesar de raras vezes me ter pronunciado sobre questões colaterais, penso que o Sporting precisa um novo rumo, seja com quem for.
Tal como a maioria, excepto alguns espíritos optimistas que ainda pensam que isto não passa de um problema da bola entrar ou não entrar (desde a pré-época) e que é preciso dar AINDA (e sempre) mais tempo, acredito que o futuro do Sporting é hipotecado, a cada vergonha que assistimos.
Está nas mãos de alguns responsáveis e de outros tantos irresponsáveis, o virar da página mais negra da nossa longa história.
Estas, tal como as debruadas a ouro, também ficarão registadas para a posteridade.

7 comentários:

  1. E tu o que é que já fizeste para mudar o actual estado de coisas????É tão bom ficar no sofá ou a escrever em blogues sobre o Sporting e esperar que ao acordar alguém faça algo.O Sporting não muda de rumo se tu e outros como tu continuarem com essa atitude.Assina a Assembleia geral para destituir Godinho lopes e seus pares caso contrário como é obvio o Sporting acabarará.Mas no fundo não será isso que queres?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por uma questão de educação, deveria ter começado a debitar o azedume tratando o responsável pelo blogue com outra educação, dado que não sabe se eu tenho 10...ou 80 anos.
      Dado que é anónimo, não sei se já comentou aqui outras vezes mas acabo por compreender que venha descarregar a frustração neste...ou noutro blogue.
      Quem percorre a blogosfera reconhece o estilo vulgar e tão pródigo noutros locais onde os sportinguistas (verdadeiros ou não) de digladiam.
      Aqui, mesmo que aceite a crítica, não vou entrar em julgamentos de desconhecidos e desprovidos de sentido.


      Eliminar
  2. virar a pagina??? concordo ou se marca eleicoes ou se corre k estes xulos e metem a equipa b pk o 3lugar ta perdido(o braga tb fui a vida) e dizem aos socios p terem paciencia e k vao tentar a melhor classificacao assim ainda aceito, pk isto ja nem e vergolhoso e RIDICULO. sporting sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não deveria ser necessário correr com ninguém. Devia haver o bom senso, de parte de quem dirige, para fazer uma reflexão do que tem sido este "reinado" e haver a sensatez para tomar medidas drásticas, mesmo que apontassem para um período que permitisse haver alternativas.
      Assim, penso, não se está a defender o clube mas, simplesmente, há a tentação da fuga em frente.

      Obg pelo comentário

      Eliminar
  3. nao se ta a defender o clube??? bom senso??? ainda + !? fuga em frente?? isso e o k ta acontecer agora, tem k ser k eleicoes p correr k os xulos e comecar do zero ja o fizemos anteriormente(no comeco do paulo bento) isto assim nao e nada.ass:anonimo das 20.30. sporting sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto...é o que estou a dizer mas devo ter-me explicado mal. Fuga em frente, de parte da direcção!!
      Reflexão ...deles, sem ser necessário serem corridos, e sairem pelo próprio pé

      SL

      Eliminar
  4. explicastes bem, eu e k li a correr. + depressa me sai o euromilhoes do k eles sairem pelo proprio pe. o k sei e k isto me deixa doente e me afecta profissional e familiar(nao devia acontecer + e + forte k eu) ps: desculpa este desabafo de 1sportinguista preocupado ass:anonimo 20.30 obrigado sporting sempre

    ResponderEliminar