quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mercado de Inverno

Ao espreitarmos as páginas dos jornais desportivos, podemos constatar que já começa, quase sem darmos por ela, a novela da janela de transferências que se aproxima.
Se a hora de Inverno começa no último Domingo de Outubro e o Inverno começa a 22 de Dezembro, já o mercado de Inverno para as transferências no futebol só tem o seu início a 1 de Janeiro.
Mesmo que não seja agora que eu vá começar a dar crédito a tudo o que se diz por essa imprensa fora, costumo estar atento ao que se diz e escreve e reparei que já se fala há semanas na saída de Gelson ao qual se juntam, por estes dias, o médio Elias e o defesa Xandão.
Hoje, em contrapartida, dizem que o Sporting pretende reforçar o sector defensivo e, ainda, contratar uma alternativa a Wolfswinkel. 
Diz a notícia que, apesar de faltar mais de um mês para a reabertura do mercado, a estrutura do Sporting já trabalha na remodelação do plantel.

Bem, se em relação a saídas somos sempre, por norma, bastante lestos e pouco exigentes nos timings, já no que se refere a entradas somos bem mais indecisos e desleixados.
Não é o facto da anterior direcção ter deixado o plantel orfão de ponta-de-lança, ao deixar sair Liedson sem a respectiva compensação, que me vou esquecer que esta estrutura se enganou em muito do investimento feito e também demonstrou incoerência e desmazelo na construção deste plantel.
 
Além disso, os nomes que estão na pole position para sair já denunciam que muito do trabalho efectuado na renovação e reforço do plantel herdado, todo da autoria da equipa empossada em acto eleitoral, teve imensos lapsos e erros de casting.

Basta recordar que foram incorporados, com elevadas expectativas e promessas vãs, jogadores como Rodriguez, Onyewu, Luís Aguiar, Bojinov ou Ribas, que fizeram as malas tão depressa quanto chegaram, e também se interrompeu o natural amadurecimento de Renato Neto, para o voltar a lançar na roda-viva dos empréstimos. Para além de outros que tardam em justificar a aposta, todos estes jogadores deixaram de servir, de um ano para o outro, e se a imprensa estiver (por uma vez) certa, a estes se poderão juntar os três nomes atrás referidos, aumentando assim o contingente de erráticas contratações.

Apesar das mais recentes declarações, que empurram para o próximo ano as metas de um Sporting vencedor, o facto é que o projecto onde Domingos era figura de proa, secundado por uma miríade de jogadores, tem estado a desmoronar-se. Talvez por isso, Duque e Freitas  tenham assumido o seu mea culpa.

Por tudo isto, encaro com expectativa a tal reabertura do mercado mas, com as devidas cautelas.
É que, se bem se recordam, tanto na saída do Levezinho como na mais recente investida no mercado, a legião de sportinguistas que se preocupam com estas questões passaram semanas a esperar por novidades, até começarem a desesperar para, finalmente, se resignar.
Por isso, no nosso calendário só deveria figurar o 31 de Janeiro, último dos dias para o mercado que se avizinha...talvez por já ser época de saldos.
Esse dia é reservado por muitos para abrirem a página da CMVM e aguardarem pelo ansiado comunicado, confirmando alguma contratação, depois de consumirem avidamente as dezenas de nomes que vão surgindo na imprensa.
Resumindo, desconfio que faltam 77 dias para a abertura da janela de transferências para o Sporting, enquanto que para o seu término faltam ainda 78, tempo suficiente para não haver mais enganos comprometedores.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário