terça-feira, 27 de novembro de 2012

Liga dos champignons

Ontem foi dia de mais uma machadada na auto-estima dos sportinguistas.
Um empate com o último classificado do campeonato, o tal que já nos tinha eliminado da Taça de Portugal, vem aprofundar a crise e exponenciar os números.
A última vitória fora vai chegar, no mínimo, aos 238 dias, nos últimos 11 jogos temos 1 vitória, 4 empates e 6 derrotas, no campeonato temos 2 vitórias em 10 jogos, somos o 2º pior ataque da prova, estamos em 10º lugar e com jogos de alto grau de dificuldade nas próximas jornadas, estamos a 11 pontos do topo mas...o que deve preocupar, a 4 pontos da linha de água.
Pior ainda, não temos futebol nem perspectivas de o ter.

Por tudo isto, deixei de ser capaz de ver os nossos jogos, apesar de ainda ter assistido à última vergonha europeia.

Por norma, sempre fui fiel a ver e sofrer com os jogos do Sporting e a assistir, de um modo lúdico, sem stress e descomplexado, a jogos de várias ligas europeias.
Tenho as minhas preferências em Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Itália mas, sofrer, só sofro com o Sporting.
Nas competições internas também deixei de ter, por hábito, ver outros jogos sem ser os nossos, e muito menos de equipas que lutam para não descer de divisão.
Aqui, parece que posso incluir o Sporting actual.
Também por isso, pela fraca qualidade a que estamos votados, recuso-me a ver.


Durante as sucessivas crises directivas, que têm arrastado o clube para o abismo, muito se falou da belenização do Sporting.
Sem saber até que ponto o actual momento é circunstancial, parece-me contudo evidente que a crise actual é o auge da Pongolização do Sporting.
Há muito que alguns apontavam a falta de qualidade e de critério da escolha de jogadores mas, se a qualidade intrínseca estivesse no ADN da maioria no actual plantel, já teríamos certamente ultrapassado a crise de resultados.

Esta época e,quem sabe, a história do Sporting irá também ficar marcada pela audácia na escolha da cor dos novos equipamentos.
O laranja agradou a muitos (nos quais me incluo) e perturbou outros tantos, mas a escolha parecia ter sentido.
Mesmo que o importante seja o conteúdo, e não o invólucro, diria que esta época já estive de todas as cores. Vermelho de raiva, amarelo de vergonha...cinzento, como o futebol praticado... e só espero não vir a estar de  luto.
Por falar em amarelo, o Paços de Ferreira pode hoje chegar ao 3º lugar, aquele para o qual ainda dizem que olhamos e dá direito à Champions.
Será a sportinguização da equipa da capital do móvel?
Será o 3º grande?

Nós, por este andar, só se for a Liga dos champignons.




3 comentários:

  1. a soluçao é declarar.se falencia e começarmos de novo. sporting sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei qual a solução mas sei que os efeitos da "actual" crise serão devastadores.

      SL

      Eliminar
  2. antes k venham os efeitos(nunca vamos pagar o k devemos) declaramos falencia(dortmund/fiorentina) e começamos de novo e ai vemos os sportinguistas k amor a camisola e os da cor do dinheiro. ass anonimo 15.00 sporting sempre

    ResponderEliminar