quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fome e esperar, faz desesperar

O jornal O Jogo diz hoje que, "Se não vencer na Suíça, esta equipa dos leões passará a deter o recorde de jogos consecutivos sem ganhar fora".
Devem estar a referir-se ao período entre a vitória por 2-3, na Choupana, em jogo a contar para a 27ª jornada do campeonato passado, realizada no longínquo dia 22 de Abril, até ao presente.
Serão, portanto, 214 dias até ao dia do jogo na Suíça, onde se incluem os dias em que não houve competições.
Sim, são estatísticas dolorosas e preocupantes, como outras que temos coleccionado nos últimos anos e às quais já fiz referência, pontualmente.
Se desta triste época recuarmos até esse jogo com o Nacional, podemos contabilizar 10 jogos sem o doce sabor da vitória, e se a estes juntarmos a final da Taça, em campo neutro, serão 11 jogos sem vencer fora de Alvalade.
É muita fruta, convenhamos.
Já no ano passado estivemos entre Outubro e Fevereiro à espera de uma vitória fora, mas foram necessários apenas (!!!) 7 jogos de jejum para a saborear.
É a triste realidade.
Talvez só recuando à década de 90 podemos encontrar registo semelhante, pois entre o dia 3 de Dezembro de 1989 e o dia 26 de Agosto de 1990 passaram 267 dias, e também 11 jogos sem vencer longe do nosso habitat.
Era na altura em que se dizia que o Sporting não chegava ao Natal.
Na presente época, disse-se que o Sporting não chegou ao São Martinho.
Pois bem, estas são realidades indesmentíveis e não podemos escamoteá-las. 
No entanto, apesar do laborioso trabalho de investigação que os jornalistas desportivos executam e que farão merecer cada cêntimo do seu ordenado, seria também interessante que, de vez em quando, pesquisassem alguns parâmetros do jogo que podem fazer com que estas estatísticas façam mais sentido.
Podiam por exemplo pesquisar o historial da nossa equipa com alguns árbitros, com os quais nunca ganhamos, e à quantidade e disparidade de cartões que estes (e outros)  mostram e aos quais o recente comunicado do Sporting fez uma breve alusão.
O Sporting já viu 38 cartões amarelos, mais 9 que a segunda equipa mais penalizada, o Olhanense!!
O Sporting viu mais 27 cartões que o Porto, 22 que o Benfica, 14 que o Sp. Braga, e é a equipa mais punida de todo o campeonato!
Seria interessante  fazerem também uma pesquisa exaustiva às grandes penalidades. 
Numa perspectiva histórica, claro está.
Passaremos o resto da vida a ouvir os rivais praguejar acerca do ano em que o Sporting beneficiou de algumas grandes penalidades, a esmagadora maioria justíssima e num ano em que Boloni ainda se queixou de terem ficado muitas por assinalar.
Ganhámos esse campeonato, é verdade. 
Será, então, que o rácio entre grandes penalidades e vitórias é importante para ganhar campeonatos? Provavelmente. Se assim não fosse, tinham-scalado passado pouco tempo.  
Também é interessante verificar que os maldizentes têm que recuar até ao início da década passada para encontrarem um ano em que tenhamos sobressaído da nossa triste sina.
Por isso seria tão importante fazer essa investigação, para saber quantos penaltis tem beneficiado o campeão e os seus rivais, a cada ano.  
Recordo, uma vez mais, o que disse o recente comunicado do Sporting, relativamente a esse tema.
Só duas equipas não tiveram até agora grandes penalidades a favor. Uma é o Sporting, a outra é o Paços de Ferreira.

Até à 9.ª jornada da I Liga, o Sporting ainda não beneficiou de qualquer grande penalidade, ao invés dos seus adversários mais directos: FC Porto (3), Benfica (3) e Sp. Braga (2). Duas das grandes penalidades a favor do FC Porto foram no jogo com o Sporting, ambas mal assinaladas, como foi unanimemente referido.
Claro está que não há estatísticas para golos na sequência de erros arbitrais, como o que ditou o empate do Marítimo aquando da nossa visita aos Barreiros mas, à vista desarmada, é fácil constatar que o jejum, apesar de todo o demérito...que nos assiste, tem uma forte contribuição de quem nos quer matar à fome.




2 comentários:

  1. SCP com 346 (299), FC Porto com 356 (293) e SLB com 329 (299 marcados)

    Desde que Pinto da Costa é presidente:
    166 para o Benfica (151 convertidos)
    182 para o Sporting (156)
    210 para o FC Porto (179)

    Antes de Pinto da Costa
    163 para o Benfica (148)
    165 para o Sporting (143)
    146 para o FC Porto (114)

    E penáltis contra:
    159 para o FC Porto (123)
    153 para o Sporting (130)
    147 para o Benfica (130)

    Veio tudo num especial do jornal i há duas semanas. Tem os valores por ano e alguns dados curiosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui

      Antes de mais, obrigado pela contribuição.
      São dados curiosos e com a sua relevância mas, como disse, apesar dos penaltis e cartões poderem ser muito importantes na decisão de um jogo...de muitos jogos, de campeonatos,há muitas outras condicionantes que nunca poderão entrar em estatísticas.
      Nunca poderão ser contabilizados os valiosos contributos de alguns zelosos árbitros auxiliares que substituem os principais em muitas decisões, de campos significativamente inclinados,do contributo (ou falta dele) de muitos emprestados pelos grandes a outros clubes...enfim, uma panóplia de vertentes que, por vezes (para não dizer muitas) vão ajudando a definir as crises e os campeões.

      Obg pelo comentário

      Eliminar