sábado, 6 de outubro de 2012

Perguntem à JL

Como seria expectável, já que Godinho Lopes teve a brilhante ideia de desvendar que Oceano iria orientar a equipa unicamente no jogo do Dragão, as publicações desportivas já tratam de escarafunchar os seus arquivos, de modo a encontrar o futuro treinador do Sporting.
Características?
Estrangeiro e desempregado. 
Hoje, portanto, já é possível ficar a saber quais estão desempregados pois, como é óbvio, não me chamo Luís de Freitas Lobo e tenho os ficheiros desactualizados.
Quando ao facto de se manterem estrangeiros, isso é mais fácil de perspectivar.
Relativamente aos nomes que hoje são aventados, ler aqueles nomes provoca um efeito ali entre o susto e o pânico.
Assim, A Bola fala nos seguintes cromos:

Luis Enrique - treinou o Barcelona B (parece que temos um fetiche por treinadores com esse tipo de experiência) e lançou-se às feras na Roma. Fiasco total, e andou meia época à porta do despedimento. A equipa ficou no 7º lugar, fora da Europa e com o saldo de 16 vitórias em 38 jogos para o campeonato.

Luis Filipe Scolari - É sobejamente conhecido o seu título mundial com o Brasil, a que se segue a aventura em Portugal. Seguiu-se o Chelsea, que redundou num milionário despedimento e depois uma viagem até ao petróleo do Usbequistão para comandar o Bunyodkor. Regresso ao Brasil, onde pegou no Palmeiras para alcançar um 10º lugar em 2010, com 12 vitórias em 38 jogos, em 2011 um 11º lugar com a marca de 11 vitórias e este ano, finalmente despedido e a equipa ainda se encontra em zona de descida.

Sven-Goran Eriksson - Mais do que recordar o passado e presente deste treinador e os seus repetidos insucessos, convinha saber se o Benfica está disposto a ceder o treinador por uns meses.

Co Adriaanse - Depois do sucesso (garantido) que teve no Porto, foi passar umas férias à Ucrânia, onde colocou o Metalurgh Donetsk no 9º lugar, foi campeão no Catar, mas a comichão deve ter sido tanta que foi desanuviar um ano no Red Bull austríaco, onde foi campeão. Regresso ao Catar, para orientar a equipa de 2ub 23. O ano passado esteve no Twente holandês, para deixar o vice-campeão do ano anterior em 6º lugar.

Já o jornal O Jogo reincide em Luís Enrique, facto que seria por si só preocupante, não fossemos nós encarar estes nomes como uma tentativa das publicações referidas terem enveredado pelo humor, para criar janelas de oportunidade em tempo de crise.
Além disso, lança também os seguintes nomes:

Ernesto Valverde - Treinou o Bilbao, com um 5º e um 9º lugares, o Espanyol de Barcelona, com classificações sempre a roçar o meio da tabela para baixo e conquistou 3 títulos com o Olympiacos grego, com uma interrupção para obter um 7º lugar com o Villareal, a mais de 40 pontos do primeiro lugar.

Marcelino Toral - Também tem um título no seu palmarés. Venceu a 2ª divisão espanhola com o Huelva. O ano passado conseguiu 9º lugar com o Sevilha, no anterior 12º com o Racing de Santander, no anterior 14º com o Zaragoza e...nem vale a pena recuar mais no percurso deste técnico. 
 
Por último, Balakov.
Se começarmos pela descida de divisão do Kaiserslautern o ano passado, começamos mal. Ah, mas ele é sportinguista, não?
Então pode ser suficiente!!
Pode ser este, afinal, um bom perfil para novo treinador.
Estrangeiro, desempregado e sportinguista.

Os jornais desportivos fizeram o seu papel, aquele a que nos habituaram desde há uns anos a esta parte.
Informar? 
Não, especular, que dá muito menos trabalho.
Aliás, se formos minimamente lúcidos, sabemos que há prioridades...e vida para lá da imprensa escrita.
Assim, ficámos a saber que ontem, cerca de 30 elementos da Juve Leo estiveram no treino, falaram com os capitães, deixaram palavras de incentivo a alguns atletas, foram brindados com um boné de Rojo e brindaram Jeffren com um pontapé no carro, porque os ignorou.
A direcção, sabendo que não os deve ignorar, não vá também levar um pontapé, já deverá ter posto ao corrente da claque os nomes que estão na forja, para dar o seu consentimento, aval ou benção.
Ou, tal como consta que fizeram com Mourinho (no tempo de... Luís Duque), vetar a sua contratação.

10 comentários:

  1. o co adriaanse não deixou o twente em 6º lugar...ele foi despedido a meio do campeonato, estava a equipa a 5 pontos do primeiro lugar, por divergências com os jogadores..

    A mim parece-me o melhor nome nestas listas, além de que tem contas a ajustar com o Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago

      Exacto....ajudou a deixar o Twente em 6º.
      Sinceramente, se não quero acreditar em Luizes Enriques e Torais, não deveria comentar outros nomes, porque é fazê-lo sustentado numa lista que não oferece o mínimo de credibilidade mas, já que ninguém nos "ouve", poderia dizer Adriaanse é um nome que não desagrada muito por oferecer um futebol ofensivo. Contudo, o Sporting neste momento peca por uma grande desequilíbrio defensivo, com jogadores com pouca propensão para essas tarefas. Poderia ser um problema, mas maior ainda
      é a sua afamada queda para criar problemas de balneário. Além desse, não vejo mais ninguém nessa lista que pudesse, ao menos, criar expectativas.

      SL e obg pelo comentário

      Eliminar
    2. Ajudou a deixar em 6º??
      Então numa situação, hipotética, em que um treinador leva a equipa em 1º lugar mas é despedido por divergências com a direcção ou com os jogadores...e depois a equipa acaba em 4º lugar, isso quer dizer que o treinador ajudou a equipa a terminar em 4º? Santa paciência..

      Já que está numa de deitar abaixo tudo o que aparece à frente, que tal apresentar as suas ideias? Quem gostaria de ver à frente da equipa neste momento? O Oceano?

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Irra!!!!

      Acho que ninguém se tinha lembrado desse porque:
      Não é estrangeiro(ainda).
      (Ainda) não está desempregado (acho eu).

      Eliminar
  3. Caro Tiago

    Não sei se não percebeu ou se não me fiz perceber.
    Se digo que Adriaanse é um nome que não me desagrada, penso que isso é de fácil tradução.
    Poderia ter dito (e tinha pleno direito para o fazer) que não gostava de nenhum, mas dá-se o caso que até concordei com a análise relativamente a esse nome. Vir dizer-me..."santa paciência" e "apresente ideias", leva-me a acreditar que leu a minha resposta na diagonal. Já agora...sim, Adriaanse ajudou ao 6º lugar!! Materazzi, por exemplo, não teve direito a constar do rol de vencedores do campeonato em que foi substituído por Inácio? Dá-se o caso que ele renunciou a esse estatuto...o de campeão, mas fez parte do percurso...e teve muito menos preponderância que Adriaanse no campeonato do Twente. Se quiser que ponha o "ajudou" entre aspas, é só dizer. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não soube ler foi o meu comentário. Disse que "não desagrada", eu perguntei quem gostaria de ver à frente da equipa. Criticou tanto o adriaanse que só posso acreditar que prefere outra pessoa.

      E essa história do "ajudar" é como você dormir melhor. Se isso o faz sentir melhor, que ele ajudou a ficar em 6º, então força. Agora, dá a entender que a culpa foi dele, quando não foi. Mas já estou habituado a que o adepto sportinguista faça esse tipo de "dar a entender"..

      passe bem

      Eliminar
    2. Acho curioso que tenha encarado uma crónica crítica à imprensa desportiva como se ela tivesse sido crítica para com o Sporting.
      E ainda me "acusa" de ser detractor de tudo o que aparece.
      Ser crítico para com a imprensa, e ter achado engraçado esmiuçar os nomes aventados penso não pôr em causa o nosso clube mas, se é de opinião contrária, quem sou eu para o demover.
      Quem gostaria?
      Nomes de difícil ou impossível acesso.
      Gostaria de ver um Hiddink, por exemplo!!
      No entanto, prefiro esperar para ver, do que continuar a fazer o papel destinado aos jornais, que querem vender mais uns exemplares a troco de uns nomes que, em breve, eles próprios irão desmentir.

      cumps

      Eliminar
    3. Crítica à imprensa? O senhor fez foi uma crítica aos nomes que aparecem na imprensa desportiva, são duas coisas diferentes. Se por acaso o treinador escolhido estiver nessa lista de nomes que criticou...então acabou de criticar o futuro treinador do Sporting...antes dele começar a treinar! Espectáculo. E ainda diz que é só crítica à imprensa.
      E fala dos jornais como lançando nomes para o ar. Não fez o mesmo indicando o Oceano como treinador interino? Também lançou o nome antes de se saber oficialmente, fez o mesmo que os jornais fazem. E ainda critica..

      Falando em nomes, se você prefere o Hiddink, eu preferia o Guardiola. Podia ser que voltássemos a ganhas algo.

      SL

      Eliminar
  4. Lancei o nome, sim....e acertei. NA MOUCHE!!
    Podia, como os jornais fazem, ter lançado 50 nomes, e aí teria sido mais fácil, verdade?
    Agora, querer comparar um blogue, com o seu limitado alcance e mediatismo, com um jornal desportivo de âmbito nacional, é colocar este espaço onde ele não pertence, mesmo que agradeça a tentativa.
    Isso é o mesmo que comparar uma crítica que aqui faça , e o impacto que isso pode ter, com as aparições constantes de alguns "ilustres" sportinguistas, e o peso que algumas intervenções têm na vida do Sporting.
    Para finalizar porque, sinceramente, o tempo de vida da crónica relativamente a um assunto inócuo e que lhe deu demasiada importância, a ponto de ter feito comentários que em parte não se adequam ao nível que aqui exijo, está no seu fim mas, que fique claro, continuarei a comentar, opinar e criticar o que bem entender, enquanto este espaço for da minha responsabilidade.

    ResponderEliminar