terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lista negra

Hoje, os mais diversos locais onde se vive e sente o Sporting, não deixarão de divulgar e comentar a notícia que refere que o Sporting está entre os 23 clubes presentes nas competições europeias de 2012/13 que viram o pagamento dos prémios monetários ser retido temporariamente por ordem do Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA.
Os clubes que constam da lista têm até 30 de Setembro para prestar esclarecimentos sobre questões relacionadas com "pagamentos devidos a outros clubes, funcionários e autoridades tributárias".
Calculo que nos igualmente inúmeros locais onde se vive e sente o anti-sportinguismo o assunto também será debatido e sarcasticamente comentado.
Aqui não poderia fugir à regra, mas vou limitar o comentário ao básico, dado que o desconhecimento do que está na origem de tal medida é absoluto.
No entanto, não é possível fugir à evidência da carga negativa que esta notícia acarreta, mesmo que o Sporting venha a provar que nada deve a terceiros.
O facto é que, numa lista de "apenas" 23 clubes, num universo de centenas que disputam as competições europeias, estar incluído o Sporting é de facto preocupante para a imagem de verticalidade e aprumo que o clube habituou, mas quando se olha para o rol de clubes que estão sob a mira das entidades competentes, é óbvio que saltam à vista os nomes do Sporting e Atlético de Madrid, porventura os mais cotados e reconhecidos.
Estamos relativamente habituados a ler sobre medidas punitivas a clubes que, para o bem e para o mal, não aquecem nem arrefecem a generalidade dos adeptos.
Quando clubes com alta cotação e reconhecimento europeu surgem numa lista onde ninguém quereria constar, certamente farão eco um pouco por essa Europa fora.
Por "sorte" hoje joga a selecção e também haverá o anúncio de mais medidas de austeridade, por parte de Vítor Gaspar (porque será que coincidem sempre com o futebol??!!). Assim haverá menos ondas de choque relativamente à divulgação desta lista mas, como o sol não se tapa com uma peneira, urge que o Sporting tome medidas concretas.
Mais do que uma justificação do Sporting, exige-se que o clube honre os seus compromissos e que, da próxima e definitiva lista, não conste o nome do nosso clube.

 
 
Lista dos 23 clubes:

Fk Borac Banja Luka (Bósnia)
FK Sarajevo (Bósnia)
FK Zeljeznicar (Bósnia)
CSKA Sófia (Bulgária)
Hajduk Split (Croácia)
NK Osijek (Croácia)
Atlético Madrid (Espanha)
Málaga (Espanha)
Maccabi Netanya FC (Israel)
FK Shkendija 79 (Macedónia)
Floriana FC (Malta)
FK Buducnost Podgorica (Montenegro)
FK Rudar Pjevlja (Montenegro)
Ruch Chorzow (Polónia)
Dinamo Bucureste (Roménia)
Rapid Bucureste (Roménia)
Vaslui (Roménia)
Rubin Kazan (Rússia)
Partizan Belgrado (Sérvia)
FK Vojvodina (Sérvia)
Eskisehirspor (Turquia)
Fenerbahçe (Turquia)

Sporting (Portugal)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário