quarta-feira, 10 de abril de 2013

Forças de bloqueio?

 De acordo com o que se pode ler num texto da Lusa, e pela interpretação que apressadamente se possa fazer, as forças de bloqueio podem estar de regresso, poucas semanas após a derrota eleitoral.
Claro está que o melhor é esperar pelos esclarecimentos de Bruno de Carvalho, por volta do meio dia.
No entanto, desconfio que estará relacionado com este tema, e as notícias podem não ser as melhores.
 
edit: conferência de imprensa adiada para as 18 horas
 
 
“Lisboa, 09 abr (Lusa) – O Sporting está numa situação de estrangulamento financeiro, na sequência das negociações goradas entre a administração da SAD e os responsáveis do Millenium/BCP e do Banco Espírito Santo (BES), revelou à agência Lusa fonte ligada à direção “leonina”.
“A Banca credora ‘puxou o tapete’ a Bruno de Carvalho, ao bloquear verbas já acordadas para cumprir exigências imediatas de tesouraria, nomeadamente o pagamento de salários a funcionários e jogadores”, disse esta fonte sportinguista, situando a rutura nas negociações entre as duas partes “na semana passada”, a qual compromete a satisfação de compromissos prementes de tesouraria.
Com efeito, essas negociações, nas quais participaram Bruno de Carvalho e o responsável pela área financeira da SAD, Carlos Vieira, além de José Maria Ricciardi, pelo BES, e Miguel Maia, pelo BCP, não chegaram a bom termo, depois dos novos responsáveis do Sporting terem solicitado mais 25 milhões, além dos 45 que constavam do programa inicialmente negociado pelo anterior presidente, Godinho Lopes, para fazer face a compromissos até final da época.
Segundo a mesma fonte, a totalidade da verba em causa “é de 70 milhões de euros e não de 80, como foi hoje incorretamente noticiado”, além de que a Banca credora terá exigido “certas garantias que não tinham sido negociadas nas reuniões que houve entre a lista B e o BCP e o BES, durante a campanha eleitoral”.
Outra questão que bloqueou as negociações teve a ver com os investidores prometidos por Bruno de Carvalho na campanha eleitoral, investidores esses cuja identidade o novo presidente “leonino” não identificou na altura, garantindo, todavia, uma disponibilidade financeira daqueles, na ordem dos 15 a 20 milhões, para injetarem na SAD.
“É falso que os investidores não existam, o que acontece é que estão na expetativa da conclusão das negociações com a Banca sobre a reestruturação financeira”, revelou aquela fonte “leonina”, desmentindo as notícias segundo as quais a Banca teria endurecido a sua posição depois de confrontada com a inexistência de investidores por parte de Bruno de Carvalho.
Por outro lado, a mesma fonte acusa o BES e o Millenium BCP de “exigirem a entrada para a administração da SAD de dois elementos da sua confiança para a controlarem, esvaziando de poderes Bruno de Carvalho”, cenário que este “rejeita”, e de pretenderem que o Sporting “perca a maioria do capital da SAD”, que detém atualmente, o que “aconteceria caso José Couceiro tivesse vencido as eleições”.
Aponta, ainda, o dedo à Banca credora dos “leões” de querer, “a todo o custo”, evitar que Bruno de Carvalho “avance com a auditoria que prometeu às contas do clube”.
“A situação do Sporting é urgente e preocupante, porque, se não for possível concluir a reestruturação definitiva, como pretende Bruno de Carvalho, o clube não tem salvação”, alertou a mesma fonte.
Entretanto, está marcada para as 12:00 de quarta-feira uma conferência de imprensa em Alvalade, na qual este tema deverá ser objeto de análise por parte de Bruno de Carvalho e seus pares”.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro make

      Não é nada que não me tenha ocorrido, mas de difícil concretização.
      A maioria está também "refém" de alguma dessas entidades com os créditos diversos, mas certamente seria uma boa medida para todos aqueles que puderem, simplesmente, encerrar as suas contas.
      Promova uma petição online.


      :)

      Pode ser que consiga boa adesão

      Eliminar