terça-feira, 10 de abril de 2012

Pintado de verde


Como ainda hoje pude referir na crónica ao derbi, quase que poderá servir como study case a paradigmática sintonia do adepto leonino com a equipa, precisamente numa época que está longe de corresponder aos anseios de todos os que sofrem pelo Sporting.
Quando estamos, quase incompreensivelmente (para quem não esteve atento ao deboche arbitral que, literalmente, nos atolou) a lutar pelo 4º ou 5º lugar, estamos ao mesmo tempo a ter a maior afluência a Alvalade, se compararmos os dados dos últimos 5 anos.
Este que já é, de longe, o segundo maior jejum da história do clube, apenas ultrapassado pela larga travessia de 18 anos a ver o título de campeão nacional por um canudo, pode no entanto ser recordado como um exemplo ímpar de mobilização, quando tudo apontaria para o extremar do divórcio dos adeptos para com o clube.
Como é óbvio não tenho dados dos longínquos anos 60 e 70, décadas onde coleccionámos 4 históricos 5ºs lugares, para perceber como a classificação pesa inexoravelmente no alheamento dos seus seguidores, mesmo que esses tempos fossem diferentes dos actuais.
No entanto, é possível verificar que, por regra,(salvo raras excepções) o campeão também o é no campeonato da assistência.
O Sporting, esse, a ilação que se pode tirar é que tem perdido progressivamente assistência no seu estádio, desde os 2ºs lugares de Paulo Bento, com a época em curso a constituir a pedrada no charco.
Quando ainda faltam dois jogos caseiros para completar o campeonato caseiro, já ultrapassámos em 10 mil os números de 2008, pelo que esta época iremos, com certeza, andar perto dos 530 mil espectadores, números quase de campeão.
O 2º lugar nas assistências ainda poderá e deverá ser perdido, pois o Porto irá celebrar o seu provável título em casa, ao receber o Sporting, pelo que deveremos resvalar para o lugar do costume, mas com números que nos dão alento.
Esta época deverá servir de referência, para se perceber o que deverá ser feito para emoldurar Alvalade com assistências de um clube desta grandeza.



2007-2008

Ranking
Clube
Nº de Espectadores
Porto
1ª liga
579.481         campeão
Benfica
1ª liga
563.368         4º  
Sporting
1ª liga
440.712         2º




2008-2009

Ranking
Clube
Nº de Espectadores
Porto
1ª liga
581.443         campeão
Benfica
1ª liga
535.475         3º
Sporting
1ª liga
397.756         2º

2009-2010

Ranking
Clube
Nº de Espectadores
Benfica
1ª liga
750.499         campeão
Porto
1ª liga
501.966         3º
Sporting
1ª liga
369.083         4º




2010-2011

Ranking
Clube
Nº de Espectadores
Benfica
1ª liga
572.197        2º
Porto
1ª liga
554.800        campeão
Sporting
1ª liga
372.864        3º




2011-2012

Ranking
Clube
Nº de Espectadores
Benfica
1ª liga
566.785         2º/3º
Sporting
1ª liga
450.248         4º/5º
Porto
1ª liga
444.020         campeão

2 comentários:

  1. É notável, de facto. Acho que sou um bom exemplo quanto a isso: fiz-me sócio, compre gamebox e fui a Alvalade mais vezes do que em qualquer outra época. Fica o sabor amargo de lutar pelo quarto lugar devido a erros próprios e alheios, mais precisamente da classe que nos boicota só a nós na história do futebol português. Sobre o campeonato: não creio que seja líquido que os da fruta sejam campeões.. basta que não ganhem nos barreiros e está tudo relançado. Era também caricato sermos nós a ir ao dragão dar o título aos lampiões, mas se tivermos hipóteses de ainda ir ao terceiro lugar, é nossa obrigação comer os bimbos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui

    Quanto às suas contas, realmente tudo é ainda possível, mesmo que eu tenha colocado essa hipótese do fcporto campeão.
    No entanto, ainda há a possibilidade matemática de qualquer dos 3 ser campeão (inclusive o Braga), hipótese que ainda era a que menos náuseas me provocaria mas, como disse, nós temos é que fazer o nosso jogo, e lutar pelos nossos interesses, sejam eles quais forem.
    Eu simplesmente estive a fazer este apanhado, relativamente às assistências, mas já que fala de hipóteses e possibilidades, da parte do Sporting (a única que realmente me interessa) muito dificilmente chegará a esse lugar, pois não só teria q vencer o Braga (talvez a parte mais fácil) como teria que esperar por dois deslizes dos bracarenses, até ir a Alvalade (uma derrota e um empate) e nós ganharmos os 4 jogos, incluindo vitórias no Dragão e Choupana. Muuuito improvável. Além disso, não esquecer que, de permeio, o Sporting poderá ter que abdicar de alguns titulares, se quiser apresentar-se a 100% com o Bilbao...e que uma desejada, hipotética e ainda possível final de Bucareste seria disputada entre os jogos do Dragão,e recepção ao Braga.
    Muitas contas, todas elas mt improváveis mas, estas servem tb para nos apercebermos da empreitada que temos pela frente.

    SL

    ResponderEliminar