domingo, 13 de novembro de 2011

Amadoras

Hoje, pelas 17 horas, teremos oportunidade de assistir em directo, na RTP2, o jogo de Andebol entre Sporting e Benfica. Poderemos aquilatar, neste confronto com os actuais lideres da 1ª divisão, do nosso real valor e das ambições que temos para a presente época, lembrando que, em caso de vitória, passaremos a liderar a competição.
Continuo a achar, independentemente do resultado de hoje, que o nosso plantel tem várias lacunas que precisam ser corrigidas, nomeadamente os laterais esquerdo e direito. Não é possível fazer um investimento em atletas estrangeiros que, pura e simplesmente, só a espaços entram em jogo. As apostas em Zoran Radojevic e Daniel Muresan parecem-me  completamente falhadas, com implicações nas opções de gestão para cada jogo, e na capacidade de meia distância. Ainda que o romeno seja alternativa, a espaços, na forte organização defensiva, arma privilegiada da equipa orientada por Pokrajac, essa prestação não se repercute no ataque, o que nos deixa dependentes de Fábio Magalhães, para a finalização de 1º linha. Esperemos hoje uma boa prestação da equipa, e um resultado que motive ainda mais os nossos atletas.
Ontem também tivemos oportunidade de assistir ao jogo de Futsal, entre o Sporting e o Módicus. O empate a 5 não reduz em nada as possibilidades de revalidação do título, pois os play-off ainda estão longe e, como se provou o ano passado, nem sempre a equipa que vence a fase regular se sagra campeã. A equipa foi superior em todos os aspectos, mas alguma sobranceria e desacerto na finalização redundaram num empate, concedido a 25 segundos do final.

Apesar de esperar mais desta secção que da de Andebol, também aqui se nota, nomeadamente em relação ao ano transacto, um menor leque de opções. À imagem do futebol, temos sido prejudicados pelas constantes lesões, e a juntar à lesão desde início de época de Preá, também as ausências de Alex e Djô têm enfraquecido a equipa. Este último, aliás, foi operado 5ª feira e será baixa para a UEFA Futsal Cup, que arranca 4ª feira em Odivelas.
Nesta competição, apesar das elevadas expectativas dos sportinguistas, penso termos muito menos hipóteses de sucesso, quando comparadas com a edição do ano passado. Não é só o treinador português do Gyor que acha o plantel leonino mais fraco. Salta à vista de todos que as saídas de Cardinal, mas essencialmente Divanei não foram devidamente acauteladas. A juntar a isto, o valor dos possíveis adversários é de inegável qualidade mas, antes de pensar nesses confrontos, terão de dar tudo por tudo para poderem, no mínimo, defender o vice-campeonato da época 2010/2011.
Ontem também tive oportunidade de acompanhar o jogo entre o Sporting e o Sp.Tomar, para o campeonato da 2ª divisão de Hóquei em Patins.

Mais uma modalidade com tradição em Alvalade, e que muito mexe com os sentimentos dos adeptos, pois esta mesma modalidade trouxe para o museu do Sporting alguns dos mais prestigiantes troféus que por lá repousam.
Um novo projecto, desta vez com mais sustentabilidade que o último que manchou o nome do Sporting, parece querer devolver o Sporting não só ao escalão mais alto do Hóquei, mas a figurar, num futuro próximo, num patamar de relevo.
Todo o projecto começou a ser baseado na aposta na formação, sendo que, actualmente, os resultados já configuram o Sporting como uma referência, e o projecto da equipa sénior é o trajecto natural destes anos de investimento.
Depois de um autêntico "passeio" no Nacional da 3ª divisão no ano passado, a 2ª divisão deste ano afigura-se muito mais complicada, pois o Sporting terá que se bater com históricos da modalidade, como o Oeiras, Turquel, Sesimbra ou Sporting de Tomar, que ontem foi claramente derrotado por 5-0.
Também Alenquer e B. ou H.Sintra poderão ter uma palavra a dizer, no ordenamento final do campeonato, mas ontem a jovem equipa sportinguista deve ter deixado toda a concorrência em sentido, pois para lá de ter a habitual eficácia na finalização, com o virtuosismo dos reconhecidos Gonçalo Alves e Marinho, entre outros, aliou uma segurança defensiva que até ao jogo de ontem não era um grande predicado.
Como em todos os projectos a médio prazo, temos que apoiar esta jovem equipa, sem no entanto exigir demasiado.
Espero que o ecletismo, propagandeado durante décadas por dirigentes, sócios e adeptos, seja uma aposta séria, e que o sucesso esteja presente, pois o Sporting deverá entrar em competição, SEMPRE, para ganhar.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário