quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caixa de segurança gera... desconfiança

Ainda não me "debrucei" sobre a polémica jaula, gaiola...caixa de segurança, ou o que quiserem chamar ao espaço destinado aos adeptos das equipas adversárias que visitarem o Estádio da Luz, mas não sou imune à questão.
Não o fiz até agora porque esperei que o assunto esmorecesse, que fosse menos falado na imprensa ou na blogosfera. Ao invés, cada dia tem sido apimentado com opiniões da mais diversa índole, e dos dois lados da "barricada".
Esse espaço controverso está reservado somente a jogos em que os adeptos da equipa visitante sejam em grande número pelo que, concisamente, o dispositivo de boas-vindas foi montado para os adeptos de Sporting e Porto. Para "azar" nosso, vão ser os adeptos sportinguistas a servir de cobaias já que, dizem, os bósnios não eram em número suficiente para justificar a sua utilização, aquando do último Portugal-Bósnia.
Enquanto os simpatizantes do Benfica poderão continuar a pavonear-se, a usufruir, a desfrutar das condições mais ou menos condignas que os estádios portugueses oferecem, os adeptos do Sporting (que é o que me interessa), terão que ser confinados a um espaço, com limitações visuais e acústicas, na próxima visita ao rival.
Posso estar enganado, ou a memória estar a atraiçoar-me, mas não me recordo de nenhum episódio com incidência no desenrolar normal do jogo, dentro do Estádio da Luz , se exceptuar um recente diabo que contornou calmamente as regras de segurança e agrediu um fiscal-de-linha.
Os incidentes entre adeptos rivais dentro dos recintos desportivos, felizmente, também têm sido autênticas miragens... se exceptuarmos a recente visita do Benfica a Braga, para as meias-finais da Liga Europa do ano transacto.
Aliás, será normal haver mais episódios com estes adeptos por, como proclamam, serem em muito maior número. Assim, a probabilidade aumenta exponencialmente.
Depois dos recentes apagões e regas, o Benfica também inova nesta matéria, sustentado em exemplos de uma mão cheia de clubes por essa Europa fora. Acontece que podiam ter-se apoiado no que é a regra de convivência, democracia e educação, que os responsáveis pelas centenas ou milhares de estádios por toda a Europa oferecem a quem os visita. 
Preferiram seguir o exemplo de uma minoria, e tratar os adeptos leoninos com honras de hooligans. Desconheço a origem de cada uma das 3.500 pessoas autorizadas a ir ao jogo, mas deverão estar representadas as mais variadas facções políticas, raça ou orientação sexual. A religião que proclamam é que é única. É o Sporting!!
Aos dirigentes do clube também fica o meu reconhecimento por saberem, literalmente, estar do lado dos adeptos.
Só espero que também saibam estar à altura, por ocasião da visita do rival a Alvalade ou se houver qualquer tipo de desrespeito por parte de qualquer outro adversário.

3 comentários:

  1. Já esta época jogaram contra o Man United, clube da terra dos Hooligans que traz sempre milhares de adeptos aos estádios, seria uma boa oportunidade para experimentar a jaula. Portanto não falemos em questões de segurança porque o que aqui se trata é provocação pura e dura que será retaliada dentro de campo.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Obrigado pelo seu comentário.
    Vamos ver quais as directrizes da direcção sportinguista para uma resposta condgina, mas a decisão de não aceitar o convite para o habitual almoço entre direcções já dá a entender que não passará em claro a provocação. Em campo, que sejamos melhores é o que espero, mas se não houver interferência de terceiros já será positivo. SL

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, isto não passa de uma provocação e de uma demonstração de medo e de respeito para com nossa equipa e nossos adeptos. Ouviram falar numa enchente de leões e toca a fazer uma jaula? uma que não se vê bem, uma que isola o som e o apoio aos nossos jogadores e numa bancada mais longe possivel do relvado?! VERGONHOSO! Eu vou lá estar e vou a alvalade na 2a volta e espero vê-los no fosso e com um pano preto por cima para nem verem o céu. È dos poucos estádios da Europa e do Mundo que adeptos visitantes ficam no pior lugar, com pior visão.

    ResponderEliminar