segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Liderança

Apesar de haver ainda muitas arestas por limar, nota-se que a equipa que rege os destinos do Sporting está diferente.
Já foi por diversas vezes abordado que o Sporting só se deve fazer ouvir a uma só voz. Mesmo que isso  não aconteça ainda de uma forma definitiva, reparamos que a cúpula está atenta e tentou, logo de início, colocar cada um no seu lugar, de modo a não desestabilizar o barco que, de momento, está estável.
O que é certo é que, logo após esse puxão de orelhas, deixámos de ver os mais diversos intervenientes aparecerem, ciclicamente, a emitir opiniões das mais diversas índoles.
O período que atravessamos também é de relativa acalmia e só saberemos o alcance da intervenção quando os tempos forem mais conturbados, o que acabará sempre por acontecer.
Tomemos como exemplo o momento menos bom que um clube a Norte atravessa, mesmo que lidere o campeonato. Mesmo perante uma liderança forte e incontestada já se sentem réplicas, perante alguns resultados menos conseguidos, com consequências que só mais tarde se saberão. Será sempre pernicioso um ambiente hostil, uma desconfiança e divisão dos adeptos, e até daqueles comentadores que também se tornam em opinion makers do fenómeno futebolístico.
Ora, com isto quero dizer que não será necessário ser vidente para saber que, se em momentos de bonança aparece quem quer sobressair, quando os tempos forem difíceis aparecerão as habituais aves de mau agoiro, para mais num clube com o nosso historial de tiros nos pés.
Enquanto esses tempos não chegam (e era bom que nem aparecessem, ou retardassem o seu aparecimento o máximo possível) também é agradável notar uma liderança diferente ao nível do futebol. Ontem, perante uma pergunta relativa ao jogo da Luz, e referindo-se de forma implícita à declaração de Eduardo Barroso,  Domingos respondeu com mestria,  afirmando que certas declarações não entram no balneário, e que este está estanque a essas opiniões.
É com agrado que podemos constatar essa estanquidade, a que não será alheia uma nova equipa técnica, com determinados parâmetros e comportamentos, a um renovado plantel, de onde provavelmente terão saído alguns dos instigadores e municiadores de notícias para os jornais (bufos), sustentados por uma direcção competente e conhecedora do métier, e a uma aparente união de todo o grupo. Neste ponto, gostava de realçar um momento que, passando provavelmente despercebido ou desvalorizado, acho que marca o espírito que se vive neste grupo, mesmo que nem todos, provavelmente, estejam imbuídos do mesmo.

Rinaudo, à chegada ao aeroporto depois da grave lesão que contraiu na Roménia, foi carinhosamente beijado por Onyewu e outros colegas, demonstrando uma solidariedade e união pouco normais, principalmente por serem colegas recentes, não partilharem a mesma nacionalidade e, diria mesmo, os mesmos princípios, pois a cultura sul-americana é mais dada a estes gestos, talvez herdada dos inúmeros imigrantes italianos que aportaram na Argentina.
Schaars proclama-se o cimento da equipa, Rinaudo será o betão, certamente, porque a torna mais forte, e mesmo fora de campo teve parte activa no jogo, pois certamente fê-los correr mais para lhe oferecerem, ontem, um merecido triunfo. 

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário