sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Levanta-se a Bruma, cai o nevoeiro

A notícia do dia é, sem dúvida, a vitória do Sporting no caso Bruma.
Depois da vitória no passado fim-de-semana, este novo triunfo pode não valer 3 pontos mas tem um alto valor moral.
A moral de quem defende o futebol e, principalmente, a moral dos clubes formadores.

Apesar do parecer do CAP ser favorável ao Sporting, não consigo vislumbrar o futuro de Bruma em Alvalade.
Depois do próprio jogador mas, principalmente, depois dos seus representantes terem passado inúmeras semanas a chafurdar na lama, o clima de reconciliação parece-me irrecuperável.
Desconheço quais são as hipóteses que estão em cima da mesa, até porque provavelmente Bebiano, Baldé e quem os aconselhou não terá colocado este cenário como possível.

Em teoria, Bruma devia apresentar-se em Alvalade e recomeçar a treinar com o plantel principal, com a equipa B...ou com a equipa de "ping-pong". Afinal de contas, o Sporting continua a ter contrato válido com o jogador, até final desta época.
No entanto, as palavras mais recentes do seus representantes já indiciam que o nevoeiro que envolve este caso é espesso, e os interesses dos seus mandantes se irão sobrepor à justiça.
Dizia hoje Bebiano, horas antes da decisão:

“Independentemente da decisão da CAP , o Bruma não regressa ao Sporting”.
O advogado sublinhou ainda que, caso a decisão da CAP fosse favorável ao Sporting, iria rescindir o contrato de Bruma com os leões, pagando uma indemnização no valor de 65 mil euros (quantia referente ao último ano de contrato do jogador).

Contudo, já esta noite, Bebiano disse que "não esperava, de todo, esta decisão".

Perante a convicção nas palavras proferidas anteriormente, não percebo o espanto nem que diferença lhe fará.

Assim, neste imbróglio que continuará a ganhar volume, se a decisão de Bruma e sus comparsas for a de rescindir o contrato, não se me afigura que consigam ir a tempo de ainda ser inscrito por qualquer outro clube, antes do fecho do mercado de transferências.
Dado que o jogador não irá, certamente, vestir a nossa camisola, confesso que me daria um gostinho especial vê-lo parado, pelo menos, até Dezembro.
Se fosse até à próxima época, melhor ainda.

Quem também poderá ser levado na enxurrada (ou não) serão os jovens Cassamá e Sambu.
Dado que Baldé tinha afirmado que a resolução do caso Bruma iria ser a estrela guia para o futuro dos promissores juvenis leoninos, quer-me parecer que também estes irão bater com o costado num clube das redondezas, após ter sido conhecida a decisão do CAP.

Apesar de tudo, nada como esperar por detalhes e, claro está, saber para que lado vão agora cair os que há pouco tempo diziam:
"O Sporting está a brincar com o fogo".

2 comentários:

  1. Creio que estamos todos mentalizados que o Bruma não volta a jogar por nós. O Sporting sai sempre perdedor por gente sem escrúpulos terem arruinado aquilo que poderia ter sido algo muito rentável para todos, clube, jogadores, agentes, tutores e advogados... No entanto é particularmente saborosa esta vitória na justiça. Salva o orgulho e castiga aquela malta que se tentou aproveitar de um momento muito complicado da vida do clube.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro PN

    Totalmente de acordo com a análise.
    Se a vitória na justiça poderá repor algum do orgulho perdido...e ferido, a realidade provavelmente irá decretar que o Sporting seja o grande perdedor, pois os seus interesses (prestação desportiva do jogador, valorização do activo e venda por valores condignos) irão acabar por ser espezinhados.
    Já o jogador será o segundo lesado, mas com o mal dos outros posso eu bem.
    Sinceramente, quero pouco saber dos interesses do Bruma, e muito menos os dos abutres de que o jogador se rodeou.

    Uma vez mais obg pelo comentário

    SL e abç

    ResponderEliminar