sábado, 31 de agosto de 2013

Até a avó de Maxi ficou surpreendida

Sporting 1 Benfica 1

É difícil analisar friamente um jogo com estas características.
Um dos aspectos marcantes prende-se, obviamente, com o excelente ambiente que se viveu nas bancadas, fruto do entusiasmo que os adeptos vivem e da confiança que depositam na equipa.
Quanto ao jogo, se o Sporting teve uma primeira parte de grande nível, com um domínio absoluto em todas as facetas do jogo, mesmo que o Benfica tenha disposto também de duas boas ocasiões de golo, a verdade é que a equipa não soube ou conseguiu matar o jogo nesse período.
Foram várias as transições em superioridade que foram mal definidas, dando vida a um adversário que, como todos sabemos, dispõe de jogadores de elevada capacidade técnica e em qualquer momento podem causar dissabores.
Segurança defensiva, posse de bola criteriosa, combinações vistosas nas alas ...foram alguns dos predicados da primeira parte, que terminou com o resultado de 1-0, graças ao golo de Montero.
A segunda parte, como seria de esperar, trouxe um Benfica mais ambicioso.
O Sporting começou a recuar, não determinado pela atitude da equipa...que se poderia mostrar satisfeita com o resultado, mas também fruto de um reforço ofensivo, o que obrigou Leonardo Jardim a proceder à substituição de Wilson Eduardo por Dier.
O jovem inglês acaba por ficar ligado ao resultado final pois, passados poucos segundos de estar em campo, o sérvio (!!!!) Markovic passa na sua zona de influência como faca em manteiga derretida.
Dier acabou por recompor-se mas...o mal já estava feito.
Pouco depois acabou-se o gás do Benfica, pelo que o Sporting terá dominado 70% do encontro.
As estatísticas, mesmo que por vezes não ilustrem o que se passou no campo, são elucidativas.
O Sporting rematou 18 vezes, contra 9 dos encarnados.
O Sporting teve 56% de posse de bola, contra 44% da equipa que dominava sempre este parâmetro, na época passada.
O Sporting teve 14 cantos, contra 7 do rival.
O Sporting cometeu 11 faltas, contra 21 do Benfica.

É aqui que salta para a ribalta, no meu modesto entender, o homem do jogo.
Apesar de, em crónica anterior, um leitor ter-me garantido que o árbitro (Hugo Miguel) é adepto do Sporting, o que vi no jogo de hoje retirou-me as dúvidas.
Eu não pretendia que Hugo M., ou qualquer outro, viessem a Alvalade ajudar o clube.
Eu desejava, tão só, uma arbitragem com erros menores e um critério que defendesse a integridade física dos atletas e que respeitasse as leis do jogo.
Eu vi, uma vez mais, Maxi Pereira terminar um jogo, depois de uma entrada violenta que nem a sua avó terá acreditado que ele permaneceria em campo.
Vi uma sucessão de faltas de Garay, Luisão, Matic (que deveria ter visto o 2º amarelo) que passaram sem intervenção disciplinar.
Vi um amarelo a Carrilllo, por protestos, depois de um agarrão de Maxi (sim, ainda estava em campo) que todos viram, excepto a vasta equipa de arbitragem.
Vi os tais lançamentos-laterais-de-pé-no-ar, que parecem não fazer parte das regras.
Podem dizer, com razão, que o golo do Sporting foi precedido de fora-de-jogo. No entanto, esse mesmo fiscal de linha denotou outros problemas de visão que podem justificar a falha milimétrica na referida desmarcação de Montero.

No final, quem se mostrou satisfeito com o resultado foi o Benfica, pois voltou a dar a posse e domínio do jogo ao Sporting que, contudo, já não mostrava demasiada disponibilidade física e mental para alterar o rumo do encontro.

Na estatística comparada, relativamente à época passada, recuperámos 2 pontos em Coimbra (dado o empate 1-1) e mais um ponto no jogo de hoje (derrota 1-3) mas estes números não me deixam satisfeito.
Considero que o Sporting perdeu hoje 2 pontos, que só futuramente saberemos da sua importância.
Apesar de tudo, a equipa tudo fez para sair com a vitória, e terá deixado todos ainda mais orgulhosos neste início de época.
Esta equipa merece e precisa de um forte apoio na próxima jornada, em Olhão.
Espero que a voz e a força dos adeptos se faça sentir, para que o Sporting continue a surpreender.



5 comentários:

  1. vai na volta o golo do Montero foi legal?? grande roubo desse grande arbitro :)

    e tb nao houve penalty sobre o cardozo?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    Vai na volta não leu a crónica?
    O golo de Montero foi precedido de um fora-de-jogo milimétrico.
    No entanto, trocaria esse golo pela possibilidade do Sporting jogar contra um Benfica com 9 jogadores, como seria expectável, dada a sucessão de faltas que passaram sem cartão.
    Penalty sobre Cardozo? Igual a 20 agarrões que ocorrem em cada jogo. Sou da opinião que todos deveriam ser marcados, para alterar o modo como se defende, mas isto é a regra .Infelizmente só em casos pontuais é que isso acontece.
    Gostaria que cá voltasse quando Luisão ou Garay se empoleirarem num avançado, como fazem jogo sim jogo não. Hoje terá sido jogo não.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Anónimo....

    Tanto roubo como sempre facilmente acusam... mas diga-me se acha certo que o Maxi consigo manter-se sempre até ao final do jogo com entradas daquelas? Vai-me dizer que o Benfica terminou com 11 em campo de forma justa?

    E quanto a penaltis não vamos falar muito que o benfica tem muitos telhados de vidro...

    ResponderEliminar
  4. Só um treinador que não tem respeito por si próprio fala de arbitragem quando teve que engolir Cardozo em jogo. Levou um banho de bola em cantos, posse de bola, e remates. Só se esqueceu de falar que acabaria, justamente, o jogo com 9. É um treinador fraco, fala em táctica e gostava que qualquer jornalista lhe perguntasse que significa. Os lampiões tiveram a sorte do jogo. Felizmente não vão ter a "sorte" do campeonato.

    ResponderEliminar
  5. Há algo que me incomoda.
    Na dérbi do Capela da época passada, no jogo do limpinho/limpinho como em tantos jogos em que houve mãozinha da arbitragem, Jesus e os benfiquistas, de um modo geral, branquearam as arbitragens. Hoje, mesmo que os caceteiros tenham ficado em campo, Jesus lá veio com o discurso da praxe. Quando o Benfica não ganha é culpa da arbitragem.
    O Sporting, o eterno prejudicado com a bipolarização da arbitragem e do futebol habituou-nos a ficarem calados. Hoje, uma vez mais, o Benfica deveria ter terminado com a equipa em inferioridade numérica. Não sabemos que jogo seria, mas com certeza que o Benfica não teria vantagem nessa situação.
    Leonardo Jardim não comenta, mas devia haver na estrutura quem o fizesse.
    Comentar a arbitragem, semanalmente, faz parte da estratégia de pressão e de branqueamento das ajudas que lhes são concedidas.
    Ficar calado em nada nos beneficia.
    Fale o Inácio, fale o Virgílio, fale o BdCarvalho...mas também temos que crescer nesse sentido, pois já é suficiente ter uma equipa imatura em campo.
    Tenhamos ou não razão, como os outros fazem.
    Convém ter matreirice fora de campo, e nem sequer será para equilibrar a falta de experiência dentro de campo, pois os outros têm vantagem nas duas vertentes.

    ResponderEliminar