quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As dúvidas de todos nós


Depois das apresentações à comunicação social dos atletas S.Ribas e R.Neto, mesmo que hoje seja esperada a chegada do (presumível) último reforço nesta reabertura de mercado, o dia de hoje está já completamente virado para o clássico do próximo Sábado.
Não era necessário o jornal O Jogo vir hoje perspectivar a utilização de Schaars a trinco para alterar o imaginário de muitos sportinguistas. Sem Rinaudo, aquela posição fulcral para as tarefas defensivas tem servido como tubo de ensaio a Domingos, mas as experiências têm saído quase sempre frustradas. A aposta lógica e natural após a lesão do argentino recaiu em André Santos, mas dado ter sido picado pela mesma mosca de Pereirinha, rapidamente deu lugar a Carriço, que mesmo não estando talhado para o lugar, a agressividade que impõe nas suas acções camufla as limitações das suas acções ofensivas.
Que me recorde, já por uma vez Domingos optou pela estratégia que o jornal hoje preconiza. Foi na recepção à U.Leiria que apresentámos Schaars, Elias, Matias e Pereirinha, numa vitória arrancada a ferros perante um dos últimos classificados, e num penoso jogo defensivo. As ofensivas leirienses foram constantes, perante a passividade do meio-campo sportinguista e, talvez por isso, no jogo seguinte o treinador leonino lançou Carriço às feras, no jogo da Luz.
A recente lesão do central adaptado obrigou Domingos a tentar novamente A.Santos, novamente com o mesmo resultado.
Sem Carriço e com A.Santos...no banco, é natural que os especialistas em geometria dos jornais desportivos lancem estas opções, mas o historial deste desenho táctico é preocupante, para mais tendo pela frente um meio-campo mais agressivo que o leiriense, e em nítida subida de forma.
Apesar de ter acertado na mouche quando lancei o nome de Carriço para a Luz, já não me parece que vá ter tanta "sorte" arriscando em Renato Neto para este jogo, até porque o jovem brasileiro actualmente está mais vocacionado para actuar como 8, embora...Carriço também tenha sido adaptado, e com maiores limitações com a bola nos pés. No entanto, Neto está a trabalhar com a equipa há pouco tempo, e parece-me uma hipótese mais remota.
Já a troca de Carrillo por Izmailov parece-me mais lógica, para conferir mais consistência ao meio-campo e...resguardar a explosividade do peruano para fases mais adiantadas do jogo.
Já falta pouco para ficarmos a saber se as dores de cabeça de Domingos também serão as nossas.
Aceitam-se apostas, sendo que não será tão difícil quanto acertar no Euromilhões. 

4 comentários:

  1. Patricio - Joao Pereira - Onyewu - Polga - Insua - Schars - Elias - Matias - Carrilho - Capel e Wolsfwinkel .. a unica duvida é se ele nao vai meter o Pereirinha em vez do Carrilho para segurar o Hulk visto que o J.Pereira sobe bastante e o Pereirinha compensa as subidas dele.. Nao sei o que tem o Pereirinha mas todos os treinadores que passam no Sporting têm um fetiche com ele..dass! é o mais fraco que saiu da academia..Quanto ao andre santos..sempre disse que nao tem qualidade para um grande.É bom jogador para um guimaraes, Nacional , Maritimo..

    ResponderEliminar
  2. a minha aposta vai para 11 jogadores sejam bons sejam fracos ...... estao la a honrar a camisola!!!! e por isso digo temos que ter fe no nosso plantel..... as criticas que fazem..... so queria ver esses que comentam mal a jogarem um jogo para ver se sao melhores

    ResponderEliminar
  3. R.Patrício; J. Pereira, Polga, OO, Insua; Schaars, Elias, Matias, Izmailov, Capel, Lobo.

    Com o Izmailov em campo acho que podemos arriscar o meio campo que jogou com o leiria, mas claro que também me preocupa a forma como um rival tão acessível jogou em cima de nós na segunda parte. Ao entrar, aos 70 minutos ou coisa assim, o André santos, que é fraquito, preencheu o espaço que faltava e segurámos a vitória. Mas o triângulo criativo foi uma aposta falhada.

    Portanto... ou o sundays dá ordens ao schaars para ser um 6 posicional, coisa que não foi com o leiria, ou temos mesmo de jogar com o andré santos.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro N.Marques. Vejo que partilha as mesmas dúvidas de todos, porque realmente não há uma solução consensual para a (prolongada) ausência de Rinaudo. No entanto, parece que o fetiche Pereirinha também o atormenta...hehe...ao apontá-lo como hipótese para travar as investidas de Hulk. Penso que, mesmo pouco rotinado, Izma tb conferirá outro equilíbrio defensivo. Quanto a A.Santos, parece-me pouco talhado para a posição que tem ocupado em campo, na melhor das hipóteses poderia jogar como 8, mas aí a concorrência é demasiado forte para o seu futebol. Qd ele estava no Leiria, toda a gente o queria de volta e criticavam Adrien, agora...já querem Adrien e desdenham André. Pois, eu acho que nem um nem outro têm qualidade suficiente para o Sporting, mesmo q Adrien esteja a fazer uma excelente época.
    Caro anónimo, só a camisola não vence jogos.Já lá vai o tempo em que as riscas impunham respeito. Se a camisola tivesse peso, quem quer que a vestisse, não teríamos passado duas penosas épocas, em que qualquer um sabia que nos podia vencer. No entanto, concordo que algumas críticas (até nessas épocas tão fracas) são abusivas e só servem para enfraquecer ainda mais o clube.
    Caro Rui C. O seu onze aproxima-se do que tb acredito ser a melhor opção, porque desconheço a actual valia e polivalência de R.Neto, mas a jogar pelo seguro seria com esse onze...mas apesar das antigas funções de Schaars terem sido de 6, não me deixa minimamente descansado para Sábado, pois apesar de não lhe faltar agressividade falta-lhe um pouco de leitura de jogo nessa função. Se assim fosse, já Domingos o teria lançado há mais tempo, em lugar de andar em sucessivas experiências...frustradas.

    Obrigado a todos pelos vossos comentários

    SL

    ResponderEliminar