segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os ex


O ex-árbitro Pedro Henriques vai colaborar pontualmente com o Sporting, por forma a clarificar e melhorar o entendimento das questões arbitrais, por parte dos integrantes do futebol de formação sportinguista. Por enquanto ainda não se vai aplicar ao futebol profissional.
Não sendo uma iniciativa descabida nem sequer original, dado que outros já recorrem a juízes e ex-árbitros para ajudar o clube, parece-me que o investimento em trabalho de campo feito pelos ex-juízes, mesmo com as botas penduradas, parece ser a mais eficaz contribuição que estes podem trazer aos clubes. 
António Garrido, por exemplo, fez um trabalho notável ao serviço do Porto. Este ex-árbitro internacional, ex-confesso sportinguista e com um inegável trabalho na sombra e nos corredores dos estádios, restaurantes e hotéis deste país, clarificou de forma exemplar como se pode colaborar com um clube, de modo a melhorar o entendimento das questões arbitrais... por parte da classe. É que estes podem estar distraídos e convém ir fazendo recauchutamentos periódicos.
António Rola, outro ex de performances destacadas quando ainda passeava o apito por esses campos fora, destaca-se pela sua colaboração com o Benfica, embora de um modo mais consistente que a futura colaboração de Pedro Henriques.
Espera-se que o futuro ex-colaborador sportinguista ensine os nossos meninos as regras dentro de campo, mas nem precisam chegar a profissionais para ficarem a saber que as leis do jogo são mutantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário