sexta-feira, 28 de junho de 2013

Desde que venha...

Numa altura em que ainda só contamos com Jefferson como novidade garantida para a próxima época futebolística, o certo é que não é por falta de nomes que a imprensa vai deixando de fazer o seu serviço.
Ora avança com hipóteses engenhosas, fruto da sua imaginação prodigiosa, ora de vez em quando lá cai do céu alguma estrela cadente, que lhe acende uma pequena luz naquela imensa escuridão.
Quando a comunicação social é unânime no nome apontado, pode colocar-se a hipótese de ter sido por contágio, mas se todos os intervenientes (jogador, empresário, clube detentor do passe) aventam a possibilidade, já estamos perante uma evidência.
É neste quadro que é apontado Fredy Montero como a próxima contratação leonina, para ocupar o lugar deixado vago por Wolfswinkel.
Mais uma vez, é fácil engraçar com o jogador com base nos vídeos que podemos ir encontrando na internet, mas enquanto não o vir de verde e branco, e sem que realize alguns jogos que sejam suficientes para analisar o jogador, irei abster-me de grandes comentários.
Acho no entanto curioso que, quem não se abstém de comentar, não resista à tentação de entrar nas sempre incómodas comparações.
Se já tivemos o novo "Inzébio" trazido por Sousa Cintra, corporizado num brasileiro de seu nome Careca, é frequente bombardearam-nos com notícias de grandes esperanças, apelidados de novo Maradona, novo Beckenbauer, novo Baresi, novo Zico…e, mais recentemente, o novo Ronaldo ou o novo Messi.
Desta vez, estão já a atribuir a Montero o epíteto de... novo Falcao.
Ainda sem as tais garantias de que o jogador venha a assinar pelo Sporting, é para mim garantido que estas comparações nem são justas nem podem trazer nada de bom.
Veja-se, por exemplo, o caso do já referido Careca. Mais que um novo, parecia um velho Eusébio, e as comparações perduraram no tempo.
Se é compreensível que os próprios jogadores devam ter as suas próprias referências, o certo é que cada jogador tem as suas características, mas para a maioria dos mais exigentes adeptos, estas comparações podem ser o ponto de partida para exigências e frustrações.
Para já, gostaria que o jogador fosse confirmado em Alvalade, porque estou sedento por um ponta-de-lança.
É que estou numa fase em que já nem me importa quem ele seja, ou com que nome tenha sido baptizado.



Sem comentários:

Enviar um comentário