sexta-feira, 14 de junho de 2013

Parasita

FC Porto contrata em Alvalade


Este é o chamariz de uma das publicações a que tive acesso, na incessante procura por notícias relativas ao Sporting.
A curiosidade aperta, e leio atentamente o conteúdo:

Dragões e leões estão de relações cortadas, mas Ricardo Tavares assinou ontem com os azuis e brancos para as próximas quatro temporadas. Reforço a custo zero.
Nem foi preciso diálogo entre clubes. Ricardo Tavares, que chegou a ser capitão dos iniciados em Alvalade, vai ser jogador do FC Porto a partir de 2013/14, tendo assinado ontem contrato com os dragões.
O central esquerdino de 18 anos terminou a sua ligação ao Sporting e já tem clube, preparando-se para reforçar os sub-19 portistas. Utilizado pela equipa B dos leões na época que findou, o jogador natural de São João da Madeira é aposta da SAD portista e o primeiro jogador a mudar-se de Alcochete para o Olival desde que Bruno de Carvalho anunciou o corte de relações com o FC Porto.

Mas, quem é este Ricardo Tavares?
Para quem, como eu, não pode seguir de perto todo e qualquer um que vista de verde-e-branco, não lhe resta outra alternativa senão fazer uma pesquisa criteriosa.
Pois bem, fico a saber que este central representou o Sporting durante 6 épocas, desde os sub13, que mede 1,77 e que na época passada se dividiu entre a equipa júnior e a equipa B.
A notícia salienta que o jogador chegou a ser capitão da equipa de iniciados, e este facto veio abalar ainda mais a minha auto-estima.
Durante uns minutos voltou o pesadelo do Maçã Podre. Não bastava terem-nos levado o capitão da equipa profissional, como voltam à carga e levam-nos o ex-capitão dos iniciados.
Temos sorte que o Capitão Gancho não seja do Sporting, ou também nos arriscávamos a ficar sem ele.
Acabei por ter de tomar um Prozac para poder sorrir perante tanta desgraça.

O facto de saber que o jogador, afinal, tinha sido dispensado, amainou um pouco a minha revolta, e fiquei a pensar que, o mais certo, é o Porto ter contratado o jogador no Centro Comercial de Alvalade.
O historial da última época pode explicar a dispensa, alicerçada nos 14 jogos disputados entre os juniores e a equipa B.

Devo confessar que, desde há dias, andava com a pulga atrás da orelha, porque tive oportunidade de verificar que na blogosfera azul e branca corre a notícia, oriunda de fonte fidedigna, de que vai explodir uma bomba em Alvalade, como retaliação pelo corte de relações da direcção leonina.
Afinal este foi um falso alarme, e esta só pode ser considerada como uma bombinha de carnaval.

O que interessará, aos que gostam de colocar o rótulo de ex-Sporting, é que este jogador irá engrossar o rol de jogadores com passado de leão ao peito que ingressam no Dragão, mesmo que neste se incluam jogadores como o recém contratado Tiago Rodrigues, que “passou férias” nos sub17 do Sporting durante uma época.
É verdade que o trabalho de triagem, nos escalões de formação, tem um grau de fiabilidade…pouco fiável…e podem acontecer muitos erros de apreciação.
O caso de Ricardo, que também trocou Guimarães pelo Porto poderá ser mais um, mas para isso se confirmar o jovem jogador terá ainda muito por provar.
Miguel, lateral-direito que jogou no Benfica e no Valência, foi outro dos que abandonaram Alvalade ainda em plena formação, mas em sentido contrário tivemos Miguel Veloso, entre tantos outros exemplos de que esta não é uma ciência exacta.

Ainda há não muito tempo, o Sporting foi muito criticado por ter usado Diogo Viana, uma das grandes esperanças da Academia, como moeda de troca no negócio Postiga e, afinal, o extremo acabou por dar não um...mas dois ou três passos atrás, porque num clube com ADN sul-americano é difícil um jogador mediano impor-se.

Claro está que poderemos ver esta contratação de Ricardo Tavares como revanchista...ou, na melhor das hipóteses, parasita.
Também faz parte do ADN.
Dado que o Porto praticamente não consegue formar jogadores que cheguem ao plantel profissional, vira-se para o produto D.O.P. (denominação de origem protegida) certificado em Alcochete.

2 comentários:

  1. Anteriormente estávamos habituados aos lampiões, todos os anos, tentarem levar-nos técnicos, jogadores/atletas no Andebol, Futsal, e até da formação de Futebol e outras modalidades. Agora depois de BC querer mostrar que tem tomates, temos os da fruta, do café com leite e dos chocolatinhos para dormir a atacarem tudo o que mexe em Alvalade. Sabemos por experiência que tudo o que levarem para as camadas jovens nada singra pois falta-lhes Know-wou . Para os seniores a história é diferente, qualquer porteiro ou segurança como treinador corre o risco de ser campeão. Porque será?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    O seu comentário acertou na mouche, mas só acrescentaria um pormenor.
    É que os da fruta atacarem tudo o que mexe não é de agora, nem sequer é só em Alvalade.
    Para lá das guerras que gostam de promover, do orgulhosamente sós porque o mundo está todo contra eles, também sempre fez parte da estratégia os golpes cirúrgicos nos rivais, mesmo que fossem buscar alguém sem a qualidade suficiente que o justificasse.
    O ataque começou com o Futre, ao que João Rocha replicou indo buscar Jaime Pacheco e Sousa, mas daí para cá, tanto em Alvalade como na Luz, quase todos os anos o dono da Frutaria Costa aparece com algum trunfo na manga.
    Dos de Lisboa, lembro-me de Inácio, Eurico, Dito, Rui Águas, Morato, Yuran, Kulkov, Silvino, Fernando Mendes, Kenedy, Pedro Henriques, Peixe, Costinha, Rui Correia, Capucho, Nuno Valente, Nélson, Deco Cajú, Paulo Costa, Ovchinikov, Paulo Santos, Jankauskas, Quaresma, Diogo Viana, Rodriguez, Ricardo Fernandes, Beto, Varela, Moutinho, Izmailov...Liedson, entre outros que não me recordo.
    Não sei se a maioria, mas muitos deles não têm qualidade para um clube com os pregaminhos do Porto, pelo que entra na tal lógica...que também qualquer trolha pode ser campeão, com o bónus de terem dado um xeque mate ao rival.

    Políticas antigas, que se prolongam no tempo, e ainda com resultados comprovados.

    SL

    ResponderEliminar