sábado, 29 de junho de 2013

Quem dá mais?

Ontem foi notícia a venda em definitivo de Gelson Fernandes aos alemães do Friburgo.
Esta notícia poderia ser suficiente para se convocar mais um ajuntamento no Marquês, de modo a celebrar este feito, já que o mediático palco das grandes celebrações tem andado um bocado parado.
No entanto, os valores envolvidos parecem não convencer parte do universo sportinguista.
O Sporting, talvez na iminência de ter que ficar com mais um peso morto, acabou por vender o jogador suíço por 500 mil euros, um valor pouco habitual para jogadores internacionais, e mais terá irritado aqueles que apontam o facto de que a cláusula de rescisão estava fixada em 25 Milhões de euros.
Ainda a notícia estava quentinha e alguma blogosfera leonina, que não nutre grande simpatia por esta direcção, logo tratou de colocar lenha na fogueira.

Eu imagino que o Porto teria sido capaz de ter vendido Gelson por 10 milhões e ainda ficar com 50% do passe do jogador, com o carro e a mulher do presidente do clube comprador e ainda tinham que levar com o Ventura,  mas já pouco me interessam os negócios dos outros.
A realidade é que Gelson não entrava nas contas do nosso treinador e, provavelmente, nenhum clube terá avançado para a sua aquisição, ora pelo elevado vencimento que aufere, ora pelo seu valor desportivo.
Pelos vistos, nem o clube a quem o Sporting o emprestou (Sion), e que foi o clube que o formou, estaria interessado nos seus préstimos.
A opção, aparentemente, estaria entre receber uma verba residual, (e o Sporting a livrar-se do seu pesado ordenado)…ou ficar com ele a bater palminhas na bancada, e tornar-se num dos adeptos mais bem pagos de Alvalade.
Claro está que para os críticos, os mesmos que censuram qualquer pestanejar deste presidente, vão buscar frases recentes de Bruno de Carvalho para ilustrar a incoerência.
BdC terá dito que “O Sporting não está em saldos…”, mas também disse recentemente que têm de ser encontradas soluções para jogadores do plantel que não interessem ao treinador, mas que também não tenham mercado.
Gelson deverá ser um dos que se enquadra neste perfil, mas felizmente ainda apareceu um clube a minorar os estragos.
Outros haverá que nem dados terão interessados.
O certo é que os tais críticos que acenam com a cláusula de rescisão,  apontam o dedo a quem criticou a anterior direcção.
Pois bem, sendo certo que houve motivos para duvidar de alguns negócios, parece-me ser pouco ético começar a criticar alguém que pratica o seu primeiro acto de gestão.
É que, sem precisar fundir algum fusível, lembro-me de um tal de Pereirinha, que detinha uma cláusula de 25 milhões e saiu a custo ZERO. Lembro-me do júnior Agostinho Cá, com grande margem de progressão, que saiu a troco de 1,5 milhões (e o perdão de uma dívida) quando a cláusula de rescisão era de 20 milhões.
Torsiglieri, que tinha custado 3,4 milhões e tinha uma cláusula de 30 milhões de euros, saiu por um pacote de amendoins.
Já para não falar de Izmailov, que valia 30 milhões, saiu por zero euros ...e em troca recebemos Miguel Lopes com um fardo de 5 milhões às costas.
Não será justificando-nos com erros anteriores que iremos arrepiar caminho, mas parece-me que há maus negócios inevitáveis, tendo em conta que o plantel herdado (e que o próprio Godinho Lopes desmantelou em Janeiro) tinha jogadores com ordenado a mais e futebol a menos.
Era mesmo de ficar com a cara à banda!!



2 comentários:

  1. parabéns pelo post.
    só faltou acrescentar que Gelson chegou ao Sporting a custo zero. logo, deu lucro de 500 moil.
    e a frase "o Sporting não está em saldos", aplica-se a jogadores como Patricio, Bruma, ilori e Capel, ou seja, jogadores com mercado para renderem bons milhoes. não se aplica a jogadores ue se quer despahar depressa para reduzir a folha salarial.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    De facto, não referi o facto do jogador ter chegado a custo zero, pois poderia estar a induzir que esse facto justica todo e qualquer negócio que se faça.
    No entanto, não deixa de ser um pormenor relevante, pois ainda hoje li críticos a referir ter sido este mais um negócio ruinoso para o Sporting, provavelmente desconhecedores desse pormenor. No entanto, não serei eu a fazer-lhes luz.
    SL e obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar