segunda-feira, 15 de julho de 2013

Elixir da juventude

Pelo que é possível saber pela imprensa, provavelmente sustentada na lista de jogadores que seguiram viagem para o estágio no Canadá, o futuro imediato de Viola e Jeffren será longe de Alvalade.
No entanto, a mesma imprensa destaca que a Taça de Honra da AF Lisboa, que este ano é recuperada, depois de 20 anos ao abandono, obriga as equipas a apresentar pelo menos 8 jogadores que tenham participado em jogos da 1ª Liga, no ano anterior.
Recorde-se que o Sporting defronta o Benfica no dia 20 de Julho, com transmissão pela RTP1 para todo o mundo, e parece-me pouco credível que o clube desleixe a imagem que possa passar, mesmo que se afigure muito complicada a passagem à final dessa competição.
Assim, ficamos sem certezas nas intenções e nos objectivos da convocatória e nas aparentes despromoções.

Contudo, no caso do argentino Viola, é um desfecho que se adivinha há muito, tanto pela pouca utilização/produção do jovem avançado, como pelas manifestações públicas do jogador em regressar à Argentina.
Já a concretizar-se a saída do espanhol Jeffren é uma surpresa porque, depois de ter sido esfregado com óleo de argan, ele e eu esperávamos outro epílogo.
O (também jovem) extremo manifestou grande esperança na utilização deste produto natural, tal como milhares de donas de casa que pretendem ter uma cútis mais hidratada e um cabelo forte e luzidio.
Um verdadeiro elixir da juventude. 

 




Em relação aos que seguiram viagem, foi notória a chamada de alguns jogadores que deixaram alguns adeptos estarrecidos, e outros muitos entusiasmados.
Refiro-me, por exemplo, às chamadas de Chaby e Ponde.
A menos que esteja a ver um filme completamente diferente, quer-me parecer que a chamada destes jogadores prende-se, precisamente, com as regras impostas para a Taça de Honra, ao mesmo tempo que serve de incentivo aos jogadores. 
Nada mais que isto.
Se de facto acontecer a cedência de Viola, para ganhar maturidade, não pareceria muito compreensível que se promovesse um júnior e um ex-junior para uma equipa principal, já excedentária em inexperiência.
Oiço e leio muitas opiniões relativamente à juventude da equipa, e enquanto uns se mostram decepcionados com o facto, outros acham que os petizes são mais que capazes de nos levar...quem sabe, ao título.
Temos, de facto, adeptos muito optimistas.
Como todos têm direito a ter a sua opinião, recupero a de Rui Jorge, relativamente ao insucesso da equipa no seu tempo, quando promoveram para a equipa principal quatro ou cinco jovens.

Na época seguinte, voltaram a falhar na defesa do título. O caso Jardel, as inúmeras saídas do plantel, os castigos ao Paulo Bento e João Pinto.. Tudo isto marcou o grupo?
Sim, mesmo em termos de qualidade mas era assim. Recordo-me que foi a altura em que Sporting começou a cortar no seu orçamento e é mais fácil quando se consegue ter todos os jogadores com alta qualidade do que propriamente quando se tem de se formar e jogar com jogadores da formação. Não quero dizer que eles não sejam capazes de o fazer, mas não é igual, em muitas situações, ter um jogador jovem a seguir numa equipa consolidada a ter quatro ou cinco jogadores numa equipa com alguma instabilidade.

A média de idades da equipa que seguiu para o Canadá é de 22 anos. 
Mais ano menos ano, essa deverá ser a média de uma equipa B.
Qualidade à parte, jogar contra as matreiras equipas médias do campeonato português pode ser uma grande dor de cabeça.

2 comentários:

  1. Então e que tal o Dier ser o trinco, o Fito o 8 e o Andre Martins (ou Labyad) o 10?

    Não sei porque ainda ninguém pensou no Fito para 8, acho que seria o melhor 8 do campeonato.

    O Fito é tremendo na pressão, melhor que o judas Moutinho, não é inferior a este na condução de bola e tem um pulmão incrível para o vai e vem do meio campo, para mim 8 é a posição ideal para o Fito!!!

    Na lateral direita confio no Cedric, acho que tem bastante qualidade e evoluiu muito na última época. O Esgaio é uma opção de qualidade para toda a faixa direita.

    Os centrais para mim seriam Fokobo e Rojo (Ilori é só fogo de vista e é muito mansinho para central...eu vendia-o, está contrariado e temos melhores).

    A lateral esquerda parece estar bem entregue ao ex - Estoril, para mim a alternativa seria a adaptação do Salomão (é barato e quem sabe não saia uma valorização à la Jesus).

    Os extremos parecem estar entregues ao Peruano (joia da coroa) e ao Capel. Na indesejável falta de Bruma que seria o natural do no do lugar e que faria com que os nossos extremos fossem os melhores do campeonato.

    A PL para já é só Cisse e Montero? Aguardo cenas dos próximos capítulos sendo que na atual situação esta posição é o nosso calcanhar de Aquiles.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Caro Moreno

    Deixou no ar várias hipóteses e algumas certezas, como o caso de Cédric porque, infelizmente, não terá grande oposição à sua titularidade, face à venda de Arias.
    A questão Rinaudo não me parece muito viável, por força da evidente lacuna do argentino no passe, e também têm sido muito debatidas algumas carências tácticas que parece possuir. Ainda assim, a disponibilidade do jogador é absoluta e, na primeira época, aquela que cativou os adeptos, o seu raio de acção era de área a área, algo que a lesão parece ter, de algum modo, reduzido.
    Os pontas-de-lança continuarão a ser uma incógnita mas, tal como já disse noutras ocasiões, o que fará ou não o Sporting tornar-se numa equipa concretizadora tem a ver com a acção dos seus médios, tantas vezes longe da área e das acções ofensivas. Basta olharmos para o Barcelona, que joga inúmeras vezes sem ponta-de-lança, para constatarmos que essa pode ser uma falsa questão.

    Sabendo também que o plantel não está fechado, tanto para entradas como para saídas, falta-nos ainda algum tempo para podermos opinar, com mais grau de fiabilidade.

    Obrigado pelo comentário

    SL

    ResponderEliminar