segunda-feira, 4 de junho de 2012

NexTrampolim Series


O Sporting já conhece a constituição dos grupos para a segunda edição da NextGen Series.
A primeira edição teve uma participação leonina de bom nível, mas que ficou com um sabor agridoce porque foi eliminado injustamente pelo Inter de Milão, que acabaria por vencer a competição e principalmente por depauperar a nossa equipa, surripiando dois dos valores emergentes na Academia.
A edição de 2012/13 terá então o perigo adicional de suscitar a ganância dos clubes mais poderosos. 
Fico então à espera que esta edição não sirva de trampolim para mais ninguém, sem que isto signifique que pretendo o insucesso da equipa.


Grupo 1
Barcelona, Tottenham, Olympiacos, Wolfsburgo

Grupo 2
Manchester City, Juventus, Paris Saint-Germain, Fenerbahce

Grupo 3
Chelsea, Ajax, CSKA Moscovo, Molde

Grupo 4
Arsenal, Atlético Bilbau, Marselha, Anderlecht

Grupo 5
Liverpool, Borussia Dortmund, Inter Milão, Rosenborg

Grupo 6
Sporting, Celtic, Aston Villa, PSV Eindhoven

5 comentários:

  1. Boas, é sempre bom estar convidado para a elite europeia. PAra já é das poucas maneiras da equipa de juniores ter competição a sério, algo que não acontece durante a fase regular.
    Sobre a perda dos valores emergentes:
    Perda do valor Emergente Edgar Ié - Central. Quais são as opções leoninas com maior potencial para esta opção emergente. Apenas notando jogadores da mesma faixa etária e recordando que só podem jogar de cada vez 2 ou até 1.

    Tiago Ilory
    Eric Dier
    Tobias Figueiredo

    Todos estes jogadores estão a frente do Edgar, portanto uma venda de um jogador que pode até nem ter a idade que vem no BI (o que diminui o seu potencial) por uma verba alta é positiva e algo positivo a tirar da presença na Next Gen.

    Agostinho Cá - o Raciocínio é o mesmo tendo a noção que é um jogador com maior potencial que o Edgar e que apresenta maior maturidade... mas à sua frente estará o capitão desta equipa o João Mário, também o Luka Stojanovic já não esquecendo os jogadores que já estão no plantel principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Joel
      Antes de tudo, agradecido pelo seu comentário.
      Quando às questões de fundo, também eu fiquei orgulhoso com o convite do ano passado, e recordo-me de ter visto em diversos debates opiniões díspares.
      Havia os que achavam que esta competição serviria para os "galifões" terem uma observação privilegiada e outros que diziam que os jogadores já estão mais que referenciados, e que se/quando quiserem vêm-nos buscar.
      Ainda assim, a voragem do Inter (e Liverpool) e o mais recente interesse do Barça demonstra que, afinal, talvez a competição tenha servido para espicaçar o interesse alheio.
      Além disso, também considero que a participação é uma mais-valia, logo à partida porque, com as selecções jovens cada vez mais arredadas das grandes competições (com as honrosas excepções da que participou no mundial de sub20 e os sub19 que esta semana conseguiram o apuramento para o europeu) estes contactos internacionais são uma excelente escola para os nossos jogadores.
      No entanto, quer-me parecer que o mais criticável prende-se com o facto do Sporting não ter sabido precaver-se para a eventualidade dos jogadores serem aliciados.
      Já em relação aos jovens em questão..devo dizer que residindo longe ainda assim consegui ver 3 jogos dos juniores ao vivo, e mais 3 ou 4 deles na tv.
      Se me recordo, em todos eles Edgar foi titular, e dá-se o caso deste ter ido a custo zero. Quem "rendeu" os módicos 800 mil foi Cá, que particularmente era o meu jogador preferido deste plantel. Dos tais jogos que referi ter presenciado, esteve sempre a um nível altíssimo, e além de ter funções bem diferentes de João Mário, sem querer tirar mérito ao capitão, acho o luso-guineense com mais potencial e com um valor actual bem superior.
      Enfim, são opiniões...mas respeito quem tenha uma diferente da minha.

      SL

      Eliminar
  2. Na minha opinião é uma inevitabilidade a venda de algumas das joias da academia. Parece-me que os três jovens que sairam ou vão sair ( Liverpool e Inter) não são os de maior potencial, mas ainda que assim venha a acontecer, ninguém pode prever o futuro, é um risco que se corre. Temos exemplos bem flagrantes, em outras gerações, de jovens que não conseguiram dar o salto, de forma positiva, apesar de terem sido grandes referencias nos júniores, dos escalões de formação para os séniores.
    O Sporting terá, sempre, que rentabilizar a sua academia e a melhor forma de o conseguir é através da colocação/venda de três ou mesmo quatro ou cinco desses jovens ( não podemos esquecer que uma percentagem elevada dos jogadores que saem da academia acabam a jogar em campeonatos distritais ou da 3ª divisão. Se todos os anos conseguirem facturar 2 a 3 milhões a formação do nosso clube está sempre assegurada.
    Acresce que existe sempre a possibilidade de formar um grande jogador que pode subir à primeira categoria e pode ser substancialmente rentabilizado.
    JJR

    ResponderEliminar
  3. Caro JJR

    Claro está que estas suposições e palpites irão demorar algum tempo até encontrar resposta mas, sinceramente, espero bem que tenha razão.
    É claro que em muitos casos não é possível saber a evolução e adaptação ao profissionalismo, mas em alguns é quase possível apostar de olhos fechados.
    Quanto à rentabilização, seria óptimo transaccionar alguns dos muitos atletas que, quase garantidamente, se perderão na passagem a sénior, mas também esses podem explodir a qualquer momento, tal como os outros podem estancar na sua evolução.
    Enfim, espero sinceramente que estes q agora são falados acabem por cair no esquecimento, para não termos q os adicionar à longa lista q nos deixa traumatizados.

    Obg pelo comentário

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. E dizer também que de acordo com o anónimo é possível que a venda do Agostinho tenha pago o ano inteiro de sustentação da Academia. Isso é importante. E não nos esqueçamos que esta geração de 93 e 94 apresenta imensos jogadores de enorme potencial. Talvez seja a melhor geração de sempre do sporting apenas comparável ás gerações de 86 (Moutinho, Nani, Djalo, Veloso - Para citar os que fizeram parte do plantel principal) e a de 88 (Rui Patricio, João Gonçalves, Daniel Carriço, Bruno Pereirinha)

    ResponderEliminar