sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Elitistas


Ontem, o jornal Record fazia referência às palavras de Villas-Boas, acerca do arranque do campeonato português.
Dizia a  notícia:

Villas-Boas disse, esta quinta-feira em Nyon, onde participa no fórum de treinadores de elite da UEFA, que a vantagem que o FC Porto já tem pode ser decisiva quanto à conquista do título.


"Este início de campeonato não foi muito diferente da época em que orientei o FC Porto. Nessa altura o Benfica também perdeu pontos nas primeiras jornadas. A tendência dos últimos anos tem sido que os dois clubes compitam até ao fim, sem perderem muitos pontos. Não sei se esta diferença tem impacto, o Jorge Jesus dirá que não, mas os factos são o que são. E a tendência é o FC Porto tomar conta desta vantagem e ir até ao fim", referiu.


Perante as breves palavras, não podia deixar de fazer um par de observações.
Em primeiro lugar, eu sei que o Porto divide com o Benfica o favoritismo para o presente campeonato. 
Diria até que também eu os considero favoritos, assim como a generalidade dos jornalistas, dos adeptos de todos os clubes, dos sites de apostas, passando pela totalidade dos árbitros, pela ONU, a OPEP, a União Europeia, ou até pelo bordel O Calor da Noite e, presumo, o emplastro.
O presente campeonato tem sido um espelho dos últimos anos, e talvez por isso seja tão fácil fazer previsões.
O Porto começa geralmente a meio gás, sem deslumbrar, mas lá vai vencendo os seus jogos...ora por mérito, ora por demérito do adversário...ora por obra da Santa Engrácia (mais conhecida como APAF).
Já o Benfica, tal como o seu treinador já referiu e é disso consciente, costuma começar aos solavancos, mas depois de engrenar (a equipa, e quem lhe concede bons préstimos) é sempre a abrir...até ao tropeço final.
Apesar de só irmos na terceira jornada, isto mais parece o campeonato da Geórgia, após a separação da URSS.
Ainda antes do campeonato começar, já se sabia que o D. Tbilisi o iria vencer, e assim foi durante 9 anos de enfiada.
Eu sei, repito, que o Porto é o grande favorito, mas acho um pouco desprestigiante Villas-Boas estar a fazer futurologia, como se não existissem mais clubes no universo do futebol português.
Desconfio, como os do Calor da Noite, o emplastro...a ONU ou a OPEP, que o Sporting poderá perder o entusiasmo inicial, seja por mérito dos adversários, por demérito próprio...ou por obra de Santa Engrácia, mas acho desinteressante que as contas, à terceira jornada...feitas por um treinador de elite..., sejam entre o 1º e o 7º classificado, após três míseras jornadas.
Eu sei que o Sporting está em 2º, a 2 pontos do líder, e (citando V.B.) "a tendência será o  FC Porto tomar conta desta vantagem e ir até ao fim" mas, que raio, isto ainda não é a Geórgia dos anos 90.
Pior ainda, nem uma única referência ao Braga, 3º grande e histórico candidato ao título?
Claro está que, como sou desconfiado, acredito que as palavras de Villas-Boas não se tenham resumido a um parágrafo, mas talvez os do Record tenham sentido necessidade de abreviar as suas palavras.

Além disso, acho interessante que o referido jornal tenha dito que Villas-Boas teceu estas considerações no fórum de treinadores de elite da UEFA.
É que, se não estou em erro, o referido fórum é dos treinadores DOS CLUBES  de elite da UEFA, o que será algo diferente.
Não querendo beliscar a qualidade dos intervenientes, o ano passado estava Vítor Pereira, enquanto este ano o convidado foi Paulo Fonseca, ex-treinador do Paços de Ferreira.
Jorge Jesus também tem marcado presença mas, se a vaca lampiónica for pastar para outro prado, no próximo ano poderá lá estar o treinador do Estoril, Marco Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário