segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Orelheiro

Algumas particularidades do Relatório e Contas que foi tornado público nos últimos dias não deixam de nos surpreender.
Surge hoje uma originalidade que, afinal, é mais comum do que aparenta ser.
Dizem as publicações desportivas que o pai de Labyad é olheiro do Sporting, e  tem para receber 2 milhões de euros.
Ora, parece que a função atribuída foi tão só uma forma de justificar os montantes a pagar pela transferência do médio marroquino a custo zero...mas com alguns números à sua esquerda.
Dois milhões, cento e catorze mil euros (2,114 M€) é um custo zero um pouco elevado, tendo também em consideração a qualidade até agora demonstrada, mas ainda estou com esperança que o valor possa ser amortizado ou rentabilizado.
Fiquei a saber, através do mesmo jornal, que a estratégia utilizada para justificar o valor desembolsado não é, afinal, exclusiva do caso Labyad nem do Sporting.
Ora bolas, e eu a julgar que, ao menos, a direcção presidida por Godinho Lopes e com a empresa visionária Freitas & Duque Associados (F&DA) como parceira, adoptassem medidas inovadoras em prol da...inovação.
Em último caso, podiam ter contratualizado com o pai de Labyad a função de orelheiro.
Seria um funcionário que, em lugar de ver potenciais jogadores, ouvia-os. 
O cargo ainda não existe mas, por certo, seria passível de também constar no Relatório e Contas.

Por outro lado, ficámos a saber que o ex-jogador Manuel Fernandes auferia 20 mil euros mensais, até à entrada desta nova direcção.
Propôs 10 mil, mas não foi aceite.
A contraproposta foi de 1.500 euros, que foram rejeitados pelo ex-capitão e eterno ídolo leonino.
Quer-me parecer que, tendo em conta os 5 mil euros que o presidente irá auferir, o valor proposto a Manuel Fernandes era proporcional à sua posição na hierarquia.
Como talvez fossem os 20 mil, na hierarquia anterior...se comparados com alguns prémios de administradores ou da directora de comunicação, entre outros que receberam principescamente por pouco ou nada fazer.
Seja como for, é mais uma vez com agrado que pressinto que a casa está a ser remodelada, mesmo que se tenham que prescindir de móveis com alto valor sentimental.
É que o caruncho pode carcomer o resto da mobília.

p.s. O último parágrafo não deve ser lido pensando em Manuel Fernandes.



10 comentários:

  1. Não é Freitas & Duque Associados.

    É Freitas ou Duque Associados (FoDA).

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui

    A intenção era mesmo essa. Para não "avacalhar" a crónica, tentei puxar pela imaginação.

    ;)

    ResponderEliminar
  3. A usarem (comunicação social) o "Grande Manuel Fernandes" para tentarem arranjar mais uma vez divisões no seio do Sporting(até o puseram quase a chorar) ! Culpa do Godinho que quase destruía tudo! Só que agora a mama acabou, Sporting em frente!

    ResponderEliminar
  4. Caro Carlos

    Não duvido do sportinguismo de Manuel Fernandes, e digo que pude mesmo comprovar a sua "clubite", numa altura em que partilhámos o mesmo espaço. Numa dada cerimónia, o "Manel" estava mais preocupado com o jogo do Sporting, que tinha acabado de começar, que com os discursos de ocasião que decorriam nesse moemento.
    Como diz, Manuel Fernandes está a ser instrumentalizado pela comunicação social mas, ao mesmo tempo, está a deixar que o façam.
    As renegociações com os seus funcionários já têm barbas, e a falta de entendimento entre as partes deviam ficar entre portas.
    Manuel Fernandes entendeu divulgar os valores em causa, e a CS encontrou mais um bom motivo para falar do clube, sem ser preciso sujar as mãos.
    Godinho Lopes!!
    De facto, cada dia que passa o seu nome mais fica enlameado.
    Muito mais do que as suspeitas indiciavam.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Então só falam da directora de comunicação? E o chulo do Pedro Sousa, agora armado em sério comentador. Esse mamou e bem: 14 mil por mês + carro + cartão de crédito, por ser amigo da dupla Duque-Freitas...

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo.

    Penso não ter lido a frase na totalidade.
    "...se comparados com alguns prémios de administradores ou da directora de comunicação, entre outros que receberam principescamente por pouco ou nada fazer."
    Entre outros!!!!!

    A crónica visa apontar alguns podres, e não pretende substituir nenhum Relatório e Contas.

    Apesar da distracção na leitura, prezo que esteja atento a tantas outras situações.

    Obrigado pelo comentário

    SL

    ResponderEliminar
  7. Realmente valia tudo. Isto é uma vergonha! Espero que os culpados sejam chamados a prestar contas. Nunca pensei que "isto" se pudesse passar no Sporting.

    P.S.- O grande Manuel Fernandes não tem nada a ver com isto. SL

    ResponderEliminar
  8. E tenho a sensação que ainda só foi retirada a camada superficial da porcaria.
    Quando forem mais fundo.......

    SL

    ResponderEliminar
  9. Nao querendo quantificar o Sportinguismo do Sr Manuel Fernandes, quero desde ja dizer que o admirei enquanto atleta do Sporting. E nessa qualidade se nao foi convenientemente homenageado que o seja porque merece.

    Mas posso questionar o salario que ganhava e queria ganhar.
    Nao querendo ser injusto porque nao sei bem o que na pratica fazia, ganhava demais certamente para como ele diz, nao colocar as suas ideias em pratica e nesse caso so restava uma solucao a demissao.
    Concordando em certa medida na necessidade de os clubes terem figuras do passado nos seus quadros, questiono os lugares que por norma ocupam.
    O Korvo

    ResponderEliminar
  10. Caro Korvo

    Já tive ocasião de afirmar e reafirmar esse ponto.
    Tal como a maioria, não desprezo o valor nem o sportinguismo de Manuel Fernandes.
    Discordo sim dos valores.
    Apesar de serem importantes as referências para os novos jogadores, o Sporting não pode albergar todas elas(principalmente no complicado período actual)...nem com os encargos que foram tornados públicos.
    Os esforços que estão a ser pedidos a todos (que se saiba) são aceites...ou não, e ninguém deve julgar ou ser julgado.
    É pena que este tema tenha vindo a público, porque o ideal para as partes era ter ficado entre 4 paredes.
    O Sporting, no seu pleno direito, ofereceu o que achou justo ou adequado para o momento, e o ex-capitão achou por bem rejeitar.
    No entanto, de um modo completamente isento, considero os 10 mil euros pedidos algo exagerados para o cargo e as responsabilidades que detinha.
    Sinceramente, apesar da consideração e respeito que tenho por algumas figuras do passado, fiquei muito mais preocupado com os anunciados cortes nas modalidades, que visam o presente e o futuro.

    SL

    ResponderEliminar