terça-feira, 3 de setembro de 2013

Garantidamente...sem garantias

O mercado de transferências trouxe movimentações de última hora, e mesmo o sportinguista mais atento não esperaria algumas das novidades.
Ainda o dia estava a acabar e já se falava em Vítor, médio do Paços de Ferreira, mas a manhã acabou por revelar também a contratação do lateral paraguaio Piris, oriundo da A.S. Roma.
Mais do que comentar as novas incorporações, sinto-me instado a  comentar os comentários.
É que, ainda os nomes estavam quentinhos, e já alguns sportinguistas se manifestavam, alegando que estas contratações significavam que se tinham cometido erros de cálculo no reforço da equipa.
Se Piris é lateral direito, a sua chegada quererá dizer que Welder não será opção para a equipa principal.
Se Vítor é um organizador de jogo, tal quererá dizer que Magrão dificilmente pegará de estaca...mesmo que o médio brasileiro seja polivalente e o próprio Leonardo Jardim tenha referido essa valência.
Quando o mercado de jogadores está marcado pelos condicionalismos monetários, acaba por ser frequente que aconteçam falhas ao nível da avaliação de determinados jogadores, quase todos eles em processo de crescimento.
Além disso, a famosa adaptação a realidades e países diferentes também tem a sua quota parte, quando se verifica o falhanço de um jogador.
A qualquer um passará despercebido que todas as equipas da Liga (só para falar de Portugal) tem dispensado ou emprestado um sem-fim de jogadores, passadas poucas semanas de chegarem, carregados de esperança.
Já não deviam passar tão despercebidos o sem-fim de jogadores que, nos rivais, acabam por ter igual ou pior sorte que estes desconhecidos.
Chegam rotulados de craques, carregados de potencialidade e, num piscar de olhos, são recambiados à origem, emprestados ou, pura e simplesmente, são comidos pela terra.
O Porto, por exemplo, já devolveu Tiago Rodrigues à procedência, e no mesmo saco seguiu a promessa Abdoulaye.
Iturbe, o novo Messi, foi fazer mais um estágio, desta vez em Itália.
Já a equipa B, que o Sporting utiliza como berçário dos jovens da Academia, é utilizado pelo Porto para rodar todos os imigrantes com rótulo de garantia.
A equipa B portista lidera a II Liga, servido pelos mexicanos Reyes e Herrera, pelo herói Kelvin, pelo ex-Estoril Carlos Eduardo...e mais um francês, um marfinese, dois egípcios, um angolano, um venezuelano, um paraguaio, em belga, um sérvio, um nigeriano e brasileiros, que fazem companhia a uma mãozinha de portugueses.
Muitos deles, daqui por pouco tempo, sairão de um modo muito mais incógnito do que chegaram, pois fizeram capas de jornais e povoaram o imaginário de muitos adeptos do norte.
Já em relação ao Benfica, precisaria de uma resma de papel e uma recarga para a caneta, para escrevinhar a lista de jogadores entrados e saídos, sem que sequer os seus adeptos tenham tido oportunidade de fixar os seus nomes.
Ontem, por exemplo, emprestaram ao Farense dois jovens uruguaios que ainda trazem o selo do aeroporto na testa.
Mas também o fizeram com jogadores com outras credenciais, como Pizzi e Fariña, que tiveram um pé em Alvalade, foram desviados para a Luz, mas por poucas horas.
Já Cortez chegou, tomou conta da maldita lateral esquerda e...já ganhou anti-corpos, a ponto de terem ido buscar mais um.
E que dizer do craque Lisandro Lopez, que chegou há dias com uma aura na cabeça e já está em Espanha?
Pois bem, o Sporting não se pode dar ao luxo de falhar tanto nas suas apreciações, e esta últimas semanas esteve precisamente a resolver inúmeros erros de casting da anterior direcção.
O Sporting, infelizmente, ainda não tem uma bola de cristal para prever o futuro ou, sequer, a garantia de qualidade de um determinado jogador.
Seria por isso interessante que os nossos adeptos dessem um pouco de tréguas ao clube, e compreendessem que também os nossos responsáveis têm direito a errar.
Isto, claro está, se se confirmar que Welder e/ou Magrão vão ter vida difícil em Alvalade.
É que também Piris e Vítor não trazem selo de garantia.

2 comentários:

  1. Se o amigo ,me permitisse, eu assinava por baixo toda a sua opinião...

    Há muito sportinguista(talvez nem sejam assim tantos, abanam é muito a cauda...de leão, claro...e agitam assim o ar à sua volta...)...
    Não sei se já o escrevi neste espaço, mas eu fui um os que não votou Bruno Carvalho, votei Couceiro, porque me pareceu mais maduro para a difícil tarefa de "endireitar" a barca que metia água por tudo o que era sítio...

    Ganhou Bruno de carvalho e a maneira correcta como o Couceiro se comportou (aliás como outros candidatos), foi para mim garantia de que a minha escolha também era uma escolha à partida válida...
    Mas ganhou Bruno Carvalho e isso quer dizer que a partir da sua vitória eu me tornei num seu apoiante a 100% (pelo menos...), porque ele é agora quem dirige os destinos do meu Clube de coração...
    E tem e terá, enquanto mantiver este rumo certo e extremamente difícil para um mortal...todo o meu apoio, porque o que eu mais desejo é que ele tenha todo o êxito do mundo na defesa do nosso "grande Amor..."...

    Porém, outros há que não pensam assim...
    Há por aí "menino", que pelas mais diversas razões (talvez não consiga suportar a ideia de o BC estar a demonstrar ter alta categoria para o lugar que ocupa...)...
    Há quem esteja sempre à "espreita" desejando o falhanço da Direcção, mesmo que isso possa arrastar o Sporting na lama...e para o completo insucesso...

    O trabalho que a Direcção actual tem feito, é um trabalho ciclópico...
    Nem tudo tem sido bem feito...? - É possível, mas o faz tudo bem, ainda está para nascer...
    Mas pelo menos, BC conseguiu limpar a maior parte da trampa em que tinham quase enterrado o Clube...

    Não conseguem apoiar BC...?
    Ó carago...pelo menos façam um esforço e deixem-se andar calados...!
    Se são verdadeiros sportinguistas, saboreiem...mesmo em silencio, porque eu acredito que nem se sintam à vontade a festejar...
    É que essa má vontade sempre latente...
    Essa incapacidade para reconhecer o trabalho positivo, até vos "faz cinzentos", só vos indispõe...faz-vos mal e faz mal ao Sporting...
    Eh pá, se não conseguem mesmo vibrar com o trabalho bem feito...
    Façam uma "ausência sabática" de Alvalade...
    Tentem aos poucos com uns exercícios, tais como...: "eu sou sportinguistas...e quero o melhor para o Sporting..."
    Peguem num lápis e num papel e escrevam...10, 20, 40, 80...100 vezes...: "eu gosto do Sporting...não gosto do BC...mas ele faz-me sorrir, com o que tem feito de bem pelo nosso Clube..."...
    Se isto não resultar, então passem pela Farmácia, adquiram umas embalagens de Kompensan...e pode ser que a azia melhor...!!

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo

    O seu comentário poderia bem ser uma crónica para ser publicada.
    Sabe,a mim não me choca minimamente que, quem quer que seja, tenha sido apoiante de Godinho, Couceiro ou...qualquer outro.
    Curioso é verificar, por exemplo, que no tempo de Bettencourt muitos, cansados do rumo que o Sporting tomava, acharam que a solução estaria em Paulo Pereira Cristóvão. Apelidavam os que não partilhavam a sua opinião de todos os adjectivos que se possa imaginar.
    A emenda foi pior que o soneto e, passado pouco tempo, vimos PPC do lado dos que combateu e com os resultados que ficaram à vista.
    Não posso condenar quem esteve de um lado ou do outro, simplesmente porque poucos sabem o que se esconde por detrás de cada candidato e candidatura.
    Eu sempre estive inclinado para BdC, desde o primeiro acto eleitoral a que concorreu mas, então como agora não coloco as mãos nos fogo por ninguém.
    Admito que possa (ainda) vir a estar errado, e se tal acontecer, cá estarei para apontar os erros, tal como o fiz com Godinho Lopes...passado o longo período que o bom senso julgou ser o necessário para escrutinar o seu trabalho.
    Chegou um tempo em que não era possível calar a revolta, e quando já se vislumbravam as mais negras nuvens que poderiam pairar em Alvalade.

    A sua coerência e sentido de responsabilidade deve ser elogiado, mas não deve ser "julgado" nem penitenciar-se por ter apoiado quem quer que seja.
    Por isso é que vivemos numa democracia, mesmo que por vezes não pareça.

    Apesar de devermos respeitar as tais opiniões que criticamos, a verdade é que algumas dessas estão sendo pouco coerentes, vindo de quem vem.
    Ainda há pouco li uma crónica num blogue, relativas às dispensas, vendas e rescisões do Sporting que...fico sem palavras.
    Já nem me dou ao trabalho de as comentar, mas o serviço prestado é ainda mais eficaz que as críticas desajustadas da Comunicação Social ou dos rivais.
    Com amigos destes, quem precisa de inimigos.

    Uma vez mais, obg pelo comentário.

    SL

    ResponderEliminar