quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fixem este nome...sff

Hoje é notícia um jogador indiano que, alegadamente, vem para o Sporting.
Tem nome de artista de Bollywood, como todos os indianos, e curiosamente faz precisamente um ano foi anunciado como tendo sido contratado pelo Benfica e que iria fazer a pré-época com os arqui-rivais.
Ora como foi há um ano atrás, Sunil Chhetri já não tem 26 mas sim 27 anos, é avançado e tem mais 5 centímetros que Dominguez, o que perfaz perto de 170 centímetros na vertical, mas também na horizontal.
Tal como há um ano atrás, a notícia tem origem na imprensa indiana mas rapidamente ganhou espaço na comunicação social portuguesa.
Agora, resta esperar por um cortejo de elefantes e bonitas indianas com a uma bolinha na testa a anunciar a chegada do Rajá de Deli ou estar atento para ver se também vai cair no esquecimento.
Se a contratação de Chhetri não se concretizar, há ainda a possibilidade de pegar numa moeda, raspar a bolinha na testa das indianas ...e esperar que nos saia um carro ou uma viagem.


p.s. Como é possível constatar pelo comentário de um caro leitor, ao qual desde já agradeço, o Sporting emitiu um comunicado onde confirma a vinda do jogador para a equipa B, ao mesmo tempo que faz uma série de considerações relativamente ao mercado indiano. Claro está que esta é uma manobra de marketing, similar ao chinês de Futre mas espero, como todos, que o contributo do jogador possa ser mais amplo que o que se perspectiva.

7 comentários:

  1. Isso ou vai calar muita gente, a começar por si, SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Espero que cale muita gente, a começar por quem quer que seja, seria sinal de grandes feitos.
      Cá estaremos, espero, para analisar o decurso da sua carreira.

      SL

      Eliminar
  2. Comunicado do site do Sporting:


    Este é um dia histórico, o Sporting Clube de Portugal acaba de lançar a sua marca no mercado Indiano.

    Demos início a um conjunto de parcerias, ligadas na sua essência, à formação.

    O Sporting Clube de Portugal é uma marca amplamente reconhecida, certificada e com uma vasta história de sucesso na área da formação, como ainda recentemente se constatou no Euro’2012 e foi amplamente divulgado pela imprensa internacional.

    Chegámos ao futebol Indiano, visando o seu desenvolvimento, num mercado estimado pela FIFA, em mais de 20 milhões de praticantes, sendo neste contexto, Sunil Chhetri, capitão da selecção Indiana de Futebol, um ídolo naquele país, que simbolizará os sonhos de todos os jovens que ambicionam jogar na Europa e que irá integrar o plantel da equipa “B”.

    Com a nossa experiência na detecção e desenvolvimento de futebolistas de topo, estamos prontos para em conjunto com os parceiros locais, encontrar as melhores soluções para acelerar o desenvolvimento do futebol na Índia e encontrar valores jovens que poderão vir a integrar outras etapas da formação.

    A demonstração da qualidade dos nossos serviços indexará positivamente o nosso valor comercial, num mercado que é hoje, um dos mais emergentes no mundo.

    Lisboa, 4 de Julho 2012

    Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jô

      Obrigado pelo seu contributo. Efectivamente confirma-se a vinda do jogador, e como seria expectável, não é para o plantel principal, mesmo que fique com uma porta entreaberta.
      Este jogador já fez diversas experiências e a última, nos EUA, não correu da melhor maneira.
      É óbvio que a crónica tem uma carga irónica ou humorística, mesmo sabendo que, a concretizar-se a vinda do jogador, esta tem única e exclusivamente uma vertente economicista e potenciadora de entrada noutros mercados.

      Ainda poderia esperar algo de um jogador com larga margem de progressão mas um atleta que faz brevemente 28 anos não será certamente com esta perspectiva.

      SL e obg pelo comentário

      Eliminar
  3. Ao anónimo cujo comentário foi eliminado.

    É ÓBVIO que as suas atoardas iriam ser apagadas. É ÓBVIO que não tolero má educação e baixo nível. Um anónimo dizer que é cobardia apagar um comentário (sabendo à partida que seria apagado) denota ao menos alguma lucidez.
    Na única frase sem ofensas diz que (note que trato-o por vc, mesmo que deva ter idade para ser seu pai...e apesar do contrário não ter acontecido, mas educação é educação) diz que se vem para o Sporting é pq é bom jogador. Poderia desmenti-lo com dezenas de exemplos, infelizmente.
    Para finalizar, se quiser que um seu comentário ganhe raízes aqui, e possa deste modo poupar tempo a escrever em vão, aconselho-o a moderar a linguagem.

    ResponderEliminar
  4. Temos de levar isto na desportiva, não percebo essa malta irritadinha. Isto é para ganhar umas rupias, tão só. Estranho todavia que o negócio se tenha efectivado na certeza de que este rapaz nunca irá jogar na primeira equipa. Tão mal vai o futebol na Índia que até investem em nós - não concebo outra hipótese - em troco de meter o capitão da selecção da Índia na nossa equipa B!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui

      Efectivamente anda muita gente nervosa...talvez com motivos mas, isto são fait divers e temos que guardar as unhas para quando a bola começar a rolar.
      Quanto ao negócio propriamente dito, quer-me parecer pelas declarações "atribuídas" ao jogador que ou ele ainda não sabe que vem para a B ou o tradutor errou rotundamente.
      Ao dizer que "É um grande prazer para mim e um momento excelente poder jogar numa equipa tão grande em termos europeus como o Sporting. Sempre sonhei com este momento e sabia que ele ia chegar. O Sporting e o meu agente Yogesh Joshee fizeram isso tornar-se realidade"...dá a entender que ainda não se apercebeu que vai jogar na Orangina e defrontar o Arouca ou o Trofense, sem desprimor para qualquer deles.
      Enfim, como diz...e tal como encaro isto desde o primeiro instante...é com um sorriso nos lábios e descontracção total, sem no entanto deixar de desejar boa sorte ao rapaz, mesmo que esteja céptico relativamente à sua qualidade para singrar de verde-e-branco.

      Obg pelo comentário
      SL

      Eliminar