quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Acampamento de Inverno


No primeiro jogo de pré-época de Natal, o Sporting deslocou-se a Roma para defrontar a Lazio, clube que ocupa actualmente o 3º lugar do campeonato italiano.
O jogo foi transmitido pela SIC, e foi logo pelos comentários que começámos a perder...todos. 
A culpa acaba por ser minha, pois insisto em ver jogos com som, mas quando dei pelo lapso já era tarde. Começaram logo por descortinar dois foras de jogo "mal tirados" ao ataque da Lazio, mas esqueceram-se que o fora de jogo não conta no momento em que as câmaras param, mas sim quando a bola sai do pé do jogador. Estes senhores também não conseguiram ter acutilância visual para o 1º golo romano, pois como será fácil constatar, e era visível a olho nu na transmissão em directo, eram 3 ou 4 os jogadores em posição irregular, num verdadeiro acampamento de Inverno. No entanto, sabe-se como é importante para alguns países manter-se representados na Europa, e com investimentos como os feitos pela Lazio...tudo se justifica.
Nesta sucessão de disparates, o jogo ia decorrendo com um ritmo baixo, praticamente sem ocasiões de golo, mas sabe-se que os italianos geralmente só necessitam de uma oportunidade para marcar dois golos, com o célebre cinismo das suas equipas.
Dado que nos apresentámos em campo com dois juniores (Ilori e Rubio), mais quatro no banco de suplentes (Betinho, Esgaio, João Mário e João Carlos) e ainda com Evaldo, eram demasiadas benesses para com uma equipa matreira, mesmo que os juniores tenham cumprido. Evaldo acabou por fazer um jogo esforçado mas passará a ser o melhor amigo de Bizzarri, com quem passou o jogo a trocar bolas. Nas inúmeras bolas que centrou para o guardião transalpino terá, provavelmente, enviado o número de telemóvel.
Se o resultado registado ao intervalo pudesse ser considerado normal, essencialmente porque o Sporting pouco fez para chegar ao golo, a segunda parte trouxe outra atitude, mesmo perante tantas condicionantes. Uma vez mais pecou-se por más decisões no último passe, que são tão ou mais importantes que o último toque para a baliza. 
O jogo acabou por não envergonhar os sportinguistas, mas penso que deve ter envergonhado os laziali, pois não é possível uma equipa milionária e recheada de estrelas jogar tão mal, em casa, contra uma equipa jovem e remendada, e em que o resultado final não traduz minimamente o que se passou em campo.
Quanto a destaques individuais, penso que não havendo nem numa ou outra equipa alguém que se pudesse realçar pela positiva, devo dar uma palavra especial para João Mário, que deixou um perfume de óptimo futebol nos 15 minutos que esteve em campo.
Agora, que façam boa viagem e se preparem em condições para os dois importantíssimos jogos que se seguem. 
Por favor, quando se aproximar o primeiro deles, lembrem-me que tenho que desligar o som da televisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário